Encceja será aplicado no dia 29 de agosto deste ano

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicado no dia 29 de agosto deste ano. O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado aos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o Ensino Médio. O período de inscrição foi de 11 a 22 de janeiro de 2021. 

Além de uma redação, serão aplicadas provas objetivas, com 30 questões em cada área do conhecimento: 

Ensino Fundamental – Ciências Naturais / Matemática / Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação / História e Geografia.

Ensino Médio – Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias / Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja. 

Todas as informações sobre o Encceja podem ser acessadas no link: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enccej 


Leia mais

Leia também