Empresas de rochas ornamentais estão otimistas com desempenho do setor em agosto

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Sindirochas (Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo) e o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas)  têm realizado consultas mensais as empresas do setor com o intuito de traçar um panorama dos reflexos causados pela crise sanitária mundial.

No último levantamento, realizado entre os dias 03 e 07, a maioria das empresas apontou expectativa positiva no desempenho do setor em agosto. Expectativa de crescimento foi apontada por 80% das empresas com atuação no mercado interno e 67% daquelas com foco no mercado externo.

Participaram da pesquisa empresas ligadas ao beneficiamento, extração, marmoraria e outras atividades. Sobre julho, nenhuma das indústrias informou que a realidade foi pior do que as expectativas no início do referido mês.

Para 64%, a realidade foi melhor do que o esperado, e 36% apontou que o resultado do mês estava dentro do previsto anteriormente.

A coleta de informações aconteceu via formulário eletrônico divulgado nos grupos de WhatsApp das entidades. Foram recebidas 50 respostas válidas, tendo entre as participantes, considerado o número de funcionários, 80% de empresas de pequeno e médio porte, 18% micro empresas e 2% de grande porte.

Entre as indústrias com atuação no mercado interno e externo, 35% indicaram que não houve impacto em suas áreas de atuação.

Entre as empresas exportadoras, 54% indicaram que estão enfrentando dificuldades para embarcar seus produtos. A falta de contêineres foi apontada por 28%, e outros 23% indicaram a falta de espaço em navios.

Demissões

Entre as empresas que participaram da consulta, 88% acreditam que não haverá demissões em decorrência da pandemia do Covid-19. A confiança dos empresários vem aumentando ao longo dos meses.

Em julho, 21% acreditavam que demissões ainda deveriam ocorrer, em junho este dado era ainda maior, 41%. Para agosto, apenas 12% das empresas apontaram possibilidade de haver demissões em razão da crise sanitária.

Leia mais

Lives da semana terão Bruno e Marrone, Eduardo Costa, Jorge e Mateus e muito mais

Desde o início da pandemia do novo coronavírus...

Veículo furtado é encontrado no interior de Nova Venécia

Um veículo com restrição de furto foi encontrado na manhã desta quinta-feira (10), no Córrego da Japira, na zona rural de Nova Venécia. Segundo a...

Governador assina Ordem de Serviço para conclusão das obras do Centro de Formação Camponês

Foto: Hélio Filho/Secom O governador do Estado, Renato Casagrande,...

Leia também

Incêndio provoca destruição em fazenda de comerciante de Água Doce do Norte

Um grande incêndio tirou o sono de diversos moradores e agricultores de Água Doce do Norte na noite deste sábado, 19 de setembro de...

Adolescente de 14 anos sofre ameaça de estupro em Água Doce do Norte

  Na manhã da última sexta-feira, 18 de setembro de 2020, uma jovem de apenas 14 anos, moradora do distrito de Santo Agostinho, deu entrada...

ES: criança sobrevive após cair de sexto andar de prédio

Uma criança de cinco anos caiu do sexto andar de um prédio na região de Jacaraípe, na Serra. De acordo com o síndico do...

72 deputados e senadores vão disputar prefeituras em 2020

As eleições municipais deste ano deverão contar com a participação de 70 deputados federais e dois senadores. O senador Jean Paul Prates (PT-RN) vai...