Empresas de rochas ornamentais estão otimistas com desempenho do setor em agosto

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Sindirochas (Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo) e o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas)  têm realizado consultas mensais as empresas do setor com o intuito de traçar um panorama dos reflexos causados pela crise sanitária mundial.

No último levantamento, realizado entre os dias 03 e 07, a maioria das empresas apontou expectativa positiva no desempenho do setor em agosto. Expectativa de crescimento foi apontada por 80% das empresas com atuação no mercado interno e 67% daquelas com foco no mercado externo.

Participaram da pesquisa empresas ligadas ao beneficiamento, extração, marmoraria e outras atividades. Sobre julho, nenhuma das indústrias informou que a realidade foi pior do que as expectativas no início do referido mês.

Para 64%, a realidade foi melhor do que o esperado, e 36% apontou que o resultado do mês estava dentro do previsto anteriormente.

A coleta de informações aconteceu via formulário eletrônico divulgado nos grupos de WhatsApp das entidades. Foram recebidas 50 respostas válidas, tendo entre as participantes, considerado o número de funcionários, 80% de empresas de pequeno e médio porte, 18% micro empresas e 2% de grande porte.

Entre as indústrias com atuação no mercado interno e externo, 35% indicaram que não houve impacto em suas áreas de atuação.

Entre as empresas exportadoras, 54% indicaram que estão enfrentando dificuldades para embarcar seus produtos. A falta de contêineres foi apontada por 28%, e outros 23% indicaram a falta de espaço em navios.

Demissões

Entre as empresas que participaram da consulta, 88% acreditam que não haverá demissões em decorrência da pandemia do Covid-19. A confiança dos empresários vem aumentando ao longo dos meses.

Em julho, 21% acreditavam que demissões ainda deveriam ocorrer, em junho este dado era ainda maior, 41%. Para agosto, apenas 12% das empresas apontaram possibilidade de haver demissões em razão da crise sanitária.

Leia mais

Homem fica ferido após carro capotar em Nova Venécia

Imagem ilustrativa Um homem de 29 anos ficou ferido após capotar o veículo que estava na madrugada deste domingo (22), em Nova Venécia. Segundo o...

Prefeitura de Ecoporanga decreta situação de emergência de saúde pública

O prefeito Elias Dal’Col assinou, no fim da...

Anvisa autoriza primeiro medicamento inalável para tratar depressão grave

Medicamento foi desenvolvido pelo Serviço de Psiquiatria do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da UFBA Foto: UFBA Um medicamento em forma de spray nasal...

Leia também

Rio de Janeiro lidera registros de denúncias de violência contra a mulher no país

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, definido em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), ainda é uma meta a...

Mais de 800 garrafas de vinho são apreendidas em operação que investiga sonegação de R$ 60 milhões no Espírito Santo

Atacadistas que fornecem bebidas para uma rede varejista com lojas em Vila Velha e Vitória simulavam vendas para outro estado para não recolher impostos. Mais...

ES: carro cai em matagal após perseguição e troca de tiros

Um carro Kia Sportage prata capotou e caiu em um matagal no bairro Serra Dourada III, na Serra, após uma perseguição e troca de...

Eleitor pode denunciar irregularidades de campanha por meio de aplicativo

O eleitor pode denunciar, por meio do aplicativo Pardal, irregularidades encontradas durante a campanha. Com ele, a população ajuda no trabalho de apuração, por...