Empresas capixabas se capacitam para alcançar mercados internacionais

Mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), empresas capixabas estão buscando alternativas de crescimento e expansão dos negócios. Com a ajuda do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Espírito Santo, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), empresários de diferentes regiões do Estado já estão de olho no mercado internacional.

Um desses casos é o da empresa Verônica Santolini, do segmento de moda praia, localizada no município de Jerônimo Monteiro, no sul do Estado, que já concluiu todas as etapas de capacitações, e agora se prepara para receber seu Plano de Negócios Internacional, elaborado pela equipe de extensionistas do PEIEX-ES, de forma totalmente gratuita.

Com quatro lojas, entre atacado e varejo, e capacidade de produção de até 10 mil peças por mês, a empresa comercializa seus produtos em todo o Estado, além da região norte do Rio de Janeiro, sul da Bahia e Minas Gerais. No entanto, a marca já se prepara para exportar sua produção.

O gerente administrativo e financeiro da empresa, Roger Borges dos Santos, explica que as capacitações do PEIEX-ES, foram fundamentais para que a empresa pudesse alcanças novos mercados consumidores.

“Participamos das capacitações e, no último módulo, as extensionistas nos apresentaram alguns dados que nos auxiliaram a encontrar o melhor mercado para nossos produtos. Como a produção de biquínis é algo sazonal, buscamos encontrar países que tenham o verão anteposto ao nosso, como é o caso de Portugal, França, Itália, Israel e Estados Unidos”, explica.

Ainda segundo Borges, a empresa deseja iniciar as atividades de exportação no primeiro semestre de 2021. “Não sabemos como vai ficar a situação mundial após a pandemia, mas estamos unindo esforços para iniciar nossas exportações no mês de março do ano que vem. Queremos fazer um teste inicial e estamos confiantes”, afirma.

Roger Borges também destaca a experiência em participar do PEIEX-ES. “O programa nos ensina literalmente a ‘colocar a mão na massa’. E o fato de os atendimentos serem individuais faz com que os extensionistas possam conhecer mais o nosso perfil, e trazer ideias exclusivas para o nosso tipo de negócio. Foi uma experiência muito diferente e importante para a nossa empresa. Trata-se de uma importante ajuda, diferenciada e gratuita, que vai nos ajudar a ampliar nossos negócios”, declara.

O subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, e coordenador do PEIEX-ES, Gabriel Feitosa, comemora os resultados alcançados pelo programa. “É muito gratificante ver empresas capixabas frente à pandemia da Covid-19 enxergando oportunidades de crescimento, e uma forma de avançar em vendas não só dentro do Brasil. Desta forma, a gente observa que o programa cumpre seu objetivo de capacitar as empresas capixabas para a exportação, e de diversificar a nossa pauta exportadora”, diz.

Na região sul do Estado, os atendimentos às empresas são realizados pelas técnicas extensionistas Mirella Fávero e Isabela Spadetti. Mirella Fávero destaca que, conhecida na região pela produção de biquínis de boa qualidade e design exclusivo, a empresa Veronica Santolini tem capacidade produtiva e está muito empenhada em iniciar o processo de vendas internacionais. “Os empresários estão se dedicando e estudando cada ferramenta apresentada nas qualificações com o intuito de exportarem de forma segura. Não temos dúvidas de que a marca Veronica Santolini alcançará seus objetivos”, garante.

Sobre o PEIEX-ES

O programa oferece às empresas, de forma gratuita, orientação técnica sobre as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia.

Serviço:
Núcleo Operacional do PEIEX-ES
(27) 3636.9717
peiex@peiex.es.gov.br

Leia mais

Câmara pode votar MP que facilita empréstimos a empresas na pandemia

A Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (20) a Medida Provisória 992/20, que cria um incentivo contábil para estimular bancos a emprestarem dinheiro...

Alunas da Escola Hosana Salles têm seus contos selecionados para publicação em concurso literário

O Concurso Literário “O que te Assombra Antes de Dormir” é promovido pela Universidade Federal de...

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lança edital de intercooperação do Programa Brasil Mais Cooperativo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou um novo edital para selecionar cooperativas agropecuárias da região Nordeste que vão participar do Projeto...

Leia também

Seis carros se envolvem em engavetamento na Dante Michelini, em Vitória

Apenas um dos motoristas teve pequenos ferimentos no rosto. Uma mulher grávida estava em um dos carros, mas não teve lesões. Por Any Cometti e...

Papai Noel dos Correios: a menos de um mês para o Natal, só metade das cartinhas foram adotadas no Espírito Santo; veja como fazer

O prazo final para entrega de presentes e adoção de cartas é até a próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro. Campanha 'Papai Noel dos Correios'...

Jovem é detido pela PM com arma de fogo e munições em Nova Venécia

Na tarde desta sexta-feira (27/11/2020), em Nova Venécia, policiais militares do 2º Batalhão detiveram um jovem de 18 anos. Com ele foi apreendido um...

Mulher que foi presa por atropelar e matar o marido em Linhares é solta com liberdade provisória

Juiz ponderou que a acusada tem dois filhos menores de idade e um ainda precisa ser amamentado. Mesmo sem estar no presídio, ela está...