Empresas capixabas recebem Plano de Exportação do PEIEX-ES

Após finalizarem a etapa de capacitações, as empresas capixabas que participam do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-ES), iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), receberam, neste mês de junho, o Plano de Exportação dos técnicos extensionistas, de forma gratuita, documento que encerra a qualificação da empresa e tem como objetivo auxiliá-la com o intuito de expandir seus negócios para o mercado externo.

Há 33 anos no mercado, a empresa Gilles e Cia, localizada em Viana, atua no setor alimentício e atende aos principais supermercados e mercearias da Grande Vitória e de cidades do interior. Recentemente, a empresa recebeu o seu Plano de Exportação e pretende exportar o produto feijão preto Juju, de forma direta e indireta, ainda neste ano. “O nosso plano é exportar até o final do ano, mas ainda vai depender de como ficará a situação dos países em razão da pandemia. Queremos ampliar mercado de forma direta para a Europa e de forma indireta para os Estados Unidos”, explica o diretor de marketing e produto André Gilles.

De acordo com ele, o PEIEX-ES chegou para auxiliar a empresa a trilhar novos caminhos. “Os técnicos extensionistas do PEIEX tiveram papel fundamental no nosso processo de aprendizagem, pois, no início, nós tínhamos um plano a seguir, mas foram as capacitações e orientações técnicas que recebemos que direcionaram o nosso trabalho”, afirma.

Outra empresa que participa do PEIEX-ES e recebeu o Plano de Exportação foi a Massas Titolare, especializada em massas artesanais, que está localizada em Vitória. A organização pretende iniciar as exportações ainda neste ano. “Queremos focar na exportação do nosso produto ravioli, produzido com massas frescas. Estamos confiantes em exportar e, em breve, vamos alterar a embalagem dos nossos produtos que serão exportados”, conta o proprietário, Luiz Filipe Coser Pinheiro.

O empresário também destaca a experiência em participar do programa. “Participar do PEIEX foi uma experiência muito interessante. Fiquei impressionado com a simplicidade dos processos de exportação. Nós contamos com a ajuda de profissionais qualificados que nos passaram conhecimentos e treinamentos relevantes”, diz. 

A técnica extensionista do PEIEX-ES, Natália Mamede, ressalta o comprometimento das empresas durante a participação no programa. “É importante destacar que as duas empresas participaram assiduamente de todas as capacitações oferecidas e se dedicaram muito durante todo o treinamento. Confio muito no sucesso das marcas Gilles e Cia e Massas Titolare no mercado internacional”, conta.

O subsecretário de Estado para Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, e coordenador do PEIEX-ES, Gabriel Feitosa, comemora os resultados das empresas no programa. “Mesmo diante da pandemia do Coronavírus (Covid-19), nós estamos confiantes com os resultados positivos das empresas inscritas no programa. É gratificante observar que o programa contribui com a qualificação de empresas capixabas e possibilita que elas alcancem o mercado internacional”, diz. 

Sobre o PEIEX-ES

O programa oferece às empresas, de forma gratuita, orientação técnica sobre as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia.

Texto: Carolina Moreira

Serviço:
Núcleo Operacional do PEIEX-ES
(27) 3636-9717
peiex@peiex.es.gov.br

Leia mais

Carlim Kubit, vice-prefeito de Águia Branca, completa mais um ano de vida nesta quarta (01)

Carlim Kubit O empresário e atual vice-prefeito de Águia...

Câmara de Vitória vai votar projeto de lei que cria auxílio emergencial de R$ 900

Sessão será realizada de forma remota neste sábado (4), a partir das 11h. 1 de...

Polícia encerra festa que teve show do sertanejo Bruno, da dupla com Marrone, em Caldas Novas

A Polícia Militar encerrou uma festa que teve...

Adversários podem se unir em Jaguaré

Jhon Martins » Nos bastidores da política de Jaguaré, os rumores dão conta de que Rogerinho...

Leia também

Menino de quatro anos morre afogado em córrego no Noroeste do Espírito Santo

O pai da criança, Adriano Gomes, estava trabalhando na lavoura de café e conta que o menino ficou sozinho enquanto a mãe saiu para...

Justiça do Espírito Santo determina que vídeo antigo de Casagrande em festa junina seja retirado do ar

Imagens foram registradas em 2017, mas publicadas como se fossem atuais. Para o juiz, a publicação apresenta 'a clara intenção de macular a honra'...

Estado orienta instituições para proteção social de idosos e pessoas com deficiência no contexto do Covid-19

O cenário de pandemia exige a adoção de medidas, procedimentos e a reorganização de unidades e...

Barraginhas: conheça o sistema que abrange práticas de conservação de solo e recuperação hídrica

Uma forma simples de “plantar água”: o sistema de barraginhas permite que pequenas bacias façam a...