Empresários se reúnem com vice-prefeito para discutir abertura do comércio em Barra de São Francisco

Aconteceu nesta segunda-feira (05/04/2021), uma reunião com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra de São Francisco (CDL), alguns empresários, e o vice-prefeito Gustavo Lacerda, que ouviu atentamente as reivindicações para levar ao conhecimento prefeito municipal.

O objetivo do encontro foi dar oportunidade aos comerciantes de serem ouvidos diante do avanço da pandemia do coronavírus.

Outra preocupação era sem relação ao decreto municipal, se sofreria um possível endurecimento das regras, mas após a reunião, a CDL recebeu informação da administração municipal que, a princípio, não terá decreto do município, mas será mantido as regras do decreto estadual (o comércio “não essencial” e prestadores de serviços funcionarão com portas abertas de quarta a sexta-feira, das 10h às 18h e os demais dias delivery).

Os comerciantes entenderam o esforço do executivo municipal no combate a pandemia, e se colocaram a disposição como parceiros do município para ajudar no que for possível, e ao mesmo tempo esperam que caminhos sejam encontrados para atender as demandas do comércio e dos prestadores de serviços.

Pontos reivindicados à administração municipal na reunião com objetivo principal de unir forças para o comércio local:

  • Reabertura do comércio o mais rápido possível dos estabelecimentos considerados “não essenciais” pelo decreto do governador.
  • Que o executivo interceda junto ao governador Renato Casagrande, que crie linhas de crédito para capital de giro, folha de pagamento, bem como prorrogação e parcelamentos de tributos e taxas estaduais.
  • Solicitar ao governado do Estado um auxílio emergencial para somar o auxílio federal visando o aquecimento da economia.
  • Apoio à atual administração visando contribuir com às ações de combate à fome e em defesa da vida.
  • Que seja montado pontos de arrecadação de alimentos em vários comércios da cidade.
  • Realizar uma campanha para arrecadação de álcool em gel e máscaras para doação a comunidade.
  • Fortalecer a conscientização junto a população com carros de som, emissoras de rádio e em redes sociais de como é importante manter o distanciamento e o protocolo de prevenção, para manter os comércios, bem como os empregos dos funcionários, e a renda do município.

A prefeitura de Barra de São Francisco mantém desde o início de janeiro de 2021, carros de som pelas ruas da cidade alertando a população sobre os riscos do coronavírus, usar máscaras, álcool gel e evitar aglomerações. O anúncio é feito em emissora de rádio da cidade e em sites.

Um projeto social da prefeitura oferece diariamente alimentação as famílias cantes na subida da Telest, além de campanha para arrecadar alimentos que estão sendo entregues na sede da prefeitura.

 

Foto: Ricardo Madureira

Leia mais

Leia também