Empresário denunciado na Operação Rubi é preso em Linhares

Dinheiro encontrado com empresário foi apreendido — Foto: Divulgação/ MPES

Um empresário denunciado por participar de uma organização criminosa envolvida em um esquema de superfaturamento de contratos e pagamento de propina no Sul do Espírito Santo, foi preso nesta sexta-feira (18), em Linhares. Ele foi levado para o Presídio Regional do município.

O mandado de prisão foi cumprido durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual (MPES), com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar da instituição.

De acordo com o MPES, inicialmente, o empresário teve a prisão preventiva decretada quando a Operação Rubi foi deflagrada pelo Gaeco, em 2019, mas se tornou foragido da Justiça.

Na época, foram presos a prefeita de Presidente Kennedy, um secretário do município, um contador, um empresário e o motorista.

No curso do processo, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo revogou o mandado de prisão preventiva do empresário para impor medidas cautelares. Mas, segundo o MPES, ele descumpriu as medidas e, por isso, a prisão foi decretada.

Ele foi proibido de manter contato com os demais investigados e denunciados na ação penal e teria de ficar em recolhimento domiciliar de 22h às 6 horas, durante a semana, e nos dias de folga.

No entanto, uma investigação do Gaeco apurou que o empresário forçou a entrada na casa de um dos réus do caso e passou a noite lá. Ao sair, levou com ele bens pessoais desse réu, que prestou informações contrárias aos interesses do empresário durante a investigação.

Diante dos fatos, o MPES entendeu que o empresário representava risco concreto de prejuízos à instrução processual, à ordem pública e à aplicação da lei penal.

Entenda o caso

A Operação Rubi foi deflagrada no dia 8 de maio de 2019 pela Subprocuradoria-Geral de Justiça Judicial e pelo Gaeco-Central, com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar.

Na ocasião, foram presos a prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta, um secretário do município, um contador, um empresário e o motorista. Todos foram presos na casa da prefeita, quando houve o flagrante do recebimento de propina de R$ 33 mil.

Amanda Quinta foi solta quatro meses depois, mas segue afastada do cargo até o fim deste ano.

Além dos mandados de prisão temporária, foram cumpridos na operação cinco mandados de afastamento funcional de agentes públicos e 11 mandados de proibição de acesso às dependências de órgãos públicos, além de 25 mandados de busca e apreensão em Presidente Kennedy, Marataízes, Jaguaré, Piúma, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Jerônimo Monteiro, Grande Vitória e no Estado do Rio de Janeiro.

Os mandados foram cumpridos nas residências de investigados, em órgãos públicos e empresas suspeitas de integrar o esquema.

Leia mais

81 agentes participam de Operação para combater a pesca ilegal no Espírito Santo

Ação batizada como Operação Pesca Legal conta com 81 agentes, 24 viaturas e 10 embarcações. Uma operação de combate à pesca ilegal é realizada na...

“Parece uma gripe, uma dengue”, diz bancário curado do novo coronavírus em Boa Esperança

A prefeitura de Boa Esperança confirmou na tarde...

Excesso e falta de chuva causam situação de emergência em municípios de SC, RS e PI

As condições climáticas levaram o governo federal a reconhecer situação de emergência em seis municípios. No Piauí e em Santa Catarina o motivo foi...

BINGO – O Rei das Manhãs é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2018

O longa nacional que foi escolhido para concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira no Oscar do ano que vem foi "BINGO...

Leia também

Motociclista fica ferido em acidente no KM 41

Imagem ilustrativa Um motociclista ficou ferido após sofrer um acidente na manhã desta segunda-feira (28), em Nestor Gomes (KM 41), na zona rural de São...

Jovem que voltava de rave em Guarapari com amigos causa acidente em Viana e acaba detido

Um jovem de 22 anos acabou detido depois...

Advogada é detida durante operação contra o tráfico de drogas no Espírito Santo

A Polícia Civil iniciou uma operação na manhã...

Governo Federal supera marca de 300 milhões de pagamentos do Auxílio Emergencial

Os pagamentos somam investimento de R$ 207,9 bilhões disponibilizados pelo Governo Federal Foto: Agência Brasil A Caixa Econômica Federal alcançou, nesta sexta-feira (25), a marca...