Empresa de proteína anuncia expansão de atividades no norte do Espírito Santo

O setor avícola vai ganhar um impulso na região norte do Espírito Santo. Nesta quarta-feira (13), a empresa Proteinorte anunciou investimento de cerca de R$ 25 milhões na expansão e modernização do abatedouro e na implantação de uma fábrica de ração no município de Linhares. A novidade foi comunicada durante videoconferência com o governador Renato Casagrande. O investimento vai gerar até 150 novos empregos na região no segundo semestre deste ano.

A operação conta com financiamento de R$ 10,5 milhões do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Os investimentos têm o objetivo demelhorar a qualidade da ração que a empresa já produz, aumentando a capacidade de 16 para 30 toneladas de ração por hora. A empresa, que está entre as dez melhores de abate de frango do Brasil, pretende que a qualidade da ração produzida e seu valor nutricional tenham uma melhora, resultando em ganho na produtividade do frango na granja.

Parte das obras já está em andamento, devendo ser entregue até outubro e a conclusão deve acontecer no primeiro semestre de 2021. A iniciativa faz parte de um projeto maior de investimentos em expansão que a Proteinorte vem implantando desde 2007. Com o abatedouro, a capacidade de abate passará de 55 mil para 75 mil frangos por dia, podendo, inclusive, dobrar esse volume com a ampliação de turnos de funcionamento.

Fundada em 1976 e investindo em modernização de seu parque industrial, a Proteinorte oferece ao mercado produtos através das marcas Kifrango e Xiken. Hoje, com 800 empregados, a empresa vem se preparando para o aumento crescente da demanda, funcionando como um elo na cadeia avícola, integrando produtores, beneficiadores, distribuidores até a venda do produto pronto para o consumidor final.

Para o governador Renato Casagrande, o Espírito Santo se tornou um ambiente seguro para investimentos, que proporcionam a geração de renda e empregos. “Importante que possamos ter empresas que gerem empregos diretos e indiretos em nosso Estado. A solidez fiscal do Espírito Santo é um atrativo que traz segurança a quem busca investir nesse momento de crise mundial. A ampliação da Proteinorte mostra como o Estado temse dedicadoà geração de emprego e renda. Vamos continuar trabalhando para criar oportunidade aos capixabas”, disse.

O diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, afirmou que projetos aglutinadores deste tipo justificam a missão de desenvolvimento do banco. “É esse tipo de investimento que buscamos, porque são cadeias que agregam valor não só ao produto gerado, mas a todo um segmento de produção, que traz o desenvolvimento de um setor específico e de uma região do Estado, permitindo que haja uma dinâmica local que se sustente e que podemos ver concretamente trazendo resultados”, observou.

O diretor superintendente da empresa, Elder Marim, destacou que a Proteinorte Alimentos vem recebendo apoio do Bandes nos últimos 40 anos. “Os projetos de ampliação apresentados ao banco são prontamente analisados e orientados. Com esse apoio, a empresa conseguiu incrementar sua estrutura ao longo dos anos, gerando empregos e produzindo alimentos para o povo capixaba”, lembrou.

De acordo com o diretor Administrativo Financeiro da Proteinorte, Fernando Marim, a empresa vem se preparando para o aumento da demanda. “Estamos aprimorando a qualidade dos nossos produtos e garantindo melhorias constantes no processo produtivo, que vão nos ajudar a conquistar novos mercados. A empresa iniciou seu projeto de modernização, ampliação e diversificação de sua planta industrial que permitirão acompanhar o mercado com qualidade e eficiência”, explicou.

Este é o segundo investimento a ser anunciado na região esta semana.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, ressaltou a importância do anúncio para o fortalecimento da cadeia produtiva local. “Tanto os empresários locais quanto os que estão chegando ao Estado, neste momento, demonstram com as ampliações e novos investimentos, a confiança que depositam no Espírito Santo e atestam o bom ambiente de negócio que temos. Com isso, vamos diversificando cada vez mais nossa matriz econômica e consolidando a importância do Estado no cenário econômico nacional”, pontuou.

Integração

O sistema de integração da cadeia produtiva de frango de corte conta com a parceria entre a agroindústria (integrador) e o integrado (avicultor). A avicultura vem crescendo como atividade econômica no Brasil nas últimas décadas e, especialmente, no Estado. Desde seu surgimento e aperfeiçoamento para fins comerciais, a atividade vem desenvolvendo técnicas aprimoradas nos campos genético, operacional e de planejamento que hoje possibilitam ao país o alcance de patamares de liderança.

O setor traz vantagens para todos os envolvidos: para o avicultor integrado, que tem garantia de fornecimento de aves previamente definida, acesso à tecnologia e a insumos por parte da integradora (ração, pintos de um dia, produtos veterinários, além de outros), reduzindo as exigibilidades de custeio para o produtor; e para a agroindústria, que consolida a regularidade da oferta e da qualidade de aves, fortalecendo o setor e possibilitando a concentração de investimentos no processo produtivo.

Leia mais

Operação conjunta apreende adolescente e drogas em Ecoporanga

A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de...

Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, está com coronavírus

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel...

Governo do ES entrega obra de contenção de encosta e barreira do Morro do Cristo

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo...

Cyntia Figueira Grillo assume Setades com foco no avanço das políticas de assistência social

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) conta com nova gestora. Cyntia Figueira Grillo...

Leia também

Menino de quatro anos morre afogado em córrego no Noroeste do Espírito Santo

O pai da criança, Adriano Gomes, estava trabalhando na lavoura de café e conta que o menino ficou sozinho enquanto a mãe saiu para...

Justiça do Espírito Santo determina que vídeo antigo de Casagrande em festa junina seja retirado do ar

Imagens foram registradas em 2017, mas publicadas como se fossem atuais. Para o juiz, a publicação apresenta 'a clara intenção de macular a honra'...

Governo cria plano emergencial para povos indígenas

Indígenas são, conforme a lei, pessoas em situação de extrema vulnerabilidade Foto: Funai O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 1.142/20, que trata de...

Brasil debate a redução de gases e efeitos da pandemia em evento internacional

ministro participou da Cúpula sobre Transições para Energia Limpa. Foto: Bruno Spada/MME Representantes de países que consomem 80% da energia mundialmente produzida participaram, nesta quinta-feira (09),...