Empatia na comunicação positiva

Olá pessoal, espero que todos vocês estejam bem de saúde. 

Neste momento de coronavírus,  uma das palavras mais usadas foi a empatia. “Como todos precisam ser mais empáticos uns com os outros”. Será que conseguimos? 

Uma comunicação mais positiva só existe se houver empatia. E a empatia só funciona se houver escuta ativa. A empatia é a escuta pura sem julgamentos. É você deixar que o outro se esvazie de sua dor e sofrimento. Você só interrompe o outro para perguntar se entendeu seus sentimentos e necessidades e reforçar a conexão. 

Uma dica para praticar a empatia é sempre fazer perguntas para entender o que a outra pessoa está sentindo. Fique lá, ouvindo e verificando com perguntas até que você sinta no semblante o alívio ou a pessoa se silencie. É preciso ter paciência. É preciso ter presença.

E o que não é empatia?

  • aconselhar
  • consolar
  • compartilhar experiências
  • educar
  • cortar a pessoa para ela parar de falar… “Isso vai passar
  • justificar
  • interrogar
  • corrigir
  • solucionar
  • sobrepor-se.  “Isso não é nada… comigo foi pior…“

Isto tudo pode ser útil depois que você for empático com o outro. Primeiro escute.

Para entender melhor, escute o 5° episódio do Comunicação Positiva

Espero que curtam o podcast! Na semana que vem vamos falar de liderança e comunicação.

Não percam! 
 

Imagem: Brasil 61Imagem: Brasil 61


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