Emoção e animação marcam o primeiro dia de aula da rede municipal de Nova Venécia

Compartilhe

 

Nesta quinta feira (03), a rede municipal de ensino de Nova Venécia deu início ao ano letivo 2022. O primeiro dia de aula foi marcado por muita emoção e animação dos quase 6,2 mil alunos das 57 unidades escolares.

Um dos motivos, foi a entrega dos kits escolares. A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu todo o material escolar: mochila, estojo ecológico, lápis, borracha, régua, canetas, cadernos e squeeze, para a realização diária das atividades pedagógicas.

Os kits foram distribuídos conforme a quantidade de alunos das unidades escolares e foram montados com itens de acordo com a etapa de educação – infantil, fundamental anos iniciais e finais e educação especial. Um investimento de quase R$ 2 milhões.

“Estou muito feliz com todo esse material, tudo lindo. Isso ajudou muito aos meus pais, também, por que não temos muita condição”, disse, emocionada, uma aluna do ensino fundamental da escola Claudina Barbosa.

Além dos kits, esse ano, a educação veneciana traz muitas novidades, tanto na estrutura física das escolas, quanto na proposta pedagógica. Mobiliários novos também foram adquiridos para melhorar o bem-estar dos alunos e profissionais da rede: mesas, cadeiras, caminhas e armários.

Outra significativa mudança é no processo ensino aprendizagem, que esse ano terá como foco o fortalecimento da aprendizagem. “A interação e integração entre o calendário letivo, a organização curricular, os objetivos de aprendizagem e a definição de conteúdos essenciais que não foram apreendidos durante a pandemia, será revisto em 2022”, assegura a secretária municipal de educação, Wanessa Zavarese Sechim.

Para 2022, houve um aumento na carga horária das aulas de Língua Portuguesa e Matemática e a inclusão do componente curricular de Redação para todos os anos do Ensino Fundamental. A avaliação diagnóstica vai possibilitar conhecer os níveis de aprendizagem dos estudantes e assim nortear o planejamento pedagógico da rede de ensino. Material didático exclusivo irá garantir o suporte para aprendizagem.

Segundo Wanessa, as formações para os profissionais da educação são prioridade na gestão da SEME. Ela disse ainda que houve uma ampliação de 100 novas vagas para a educação infantil em escolas do campo e da sede e a criação da Escola de Tempo Integral Bairro Altoé, com 190 vagas para o Ensino Fundamental – anos iniciais.

“É sempre com muita alegria e nos sentindo honrados em receber vocês pais, alunos e professores que iniciam, no dia de hoje, o ano letivo de 2022 e temos a certeza de que será um ano de grandes conquistas e realizações”, finalizou a secretária.

Leia também

Aeroporto de Vitória volta a ter voos diretos para Fortaleza

O Aeroporto de Vitória vai voltar a ofertar voos diretos para Fortaleza a partir de julho. O voo inaugural...

Polícia Civil prende homem suspeito de abusar e submeter esposa e enteadas ao trabalho forçado em Nova Venécia

Na última sexta-feira (24), um homem de 31 anos foi detido por policiais civis da 17ª Delegacia Regional de...

Bueiro é construído no Rio do Campo; agora são 80 em um ano e seis meses de gestão

A secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, com seus servidores construíram mais...

Espírito Santo descarta 2º caso suspeito de varíola dos macacos e começa a investigar 3º

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo divulgou, no início da tarde desta segunda-feira (4),...

Combate ao Aedes aegypti precisa ser mantido mesmo nos dias de inverno

  Com a chegada do inverno, que começou em 21 de junho, o número de casos de focos de dengue deve...

Justiça decide que banco deve ressarcir cliente por PIX não autorizado

    PIX — Foto: ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO A Justiça do Espírito Santo decidiu que um banco deve ressarcir um cliente...