EMEIEF Área Pereira, em São Luiz Gonzaga, passa por melhorias na infraestrutura

Compartilhe

 

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Área Pereira”, localizada na comunidade São Luiz Gonzaga, interior de Nova Venécia, passou por uma série de melhorias e revitalização na estrutura e espaço físico.

Mobiliários novos, brinquedos, acesso definitivo à água para consumo próprio e a construção do muro em torno da unidade escolar, foram algumas das medidas tomadas pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Ontem, o prefeito, André Fagundes, a secretária de Educação, Wanessa Zavarese Sechim, e a comunidade foram conferir de perto as obras feitas.
“Hoje estamos realizando um grande sonho. Um sonho de anos. Tenho dois filhos, o mais novo estuda aqui, no 5º ano, o meu mais velho estudou e hoje está no ensino médio, desde aquela época pedimos a construção desse muro e nada havia sido feito. Nossas crianças corriam riscos aqui, pois estamos ao lado de uma rodovia, sem falar dos andarilhos que vinham para cá e muitas vezes causavam transtornos na escola”, disse a mãe de aluno da EMEIEF Área Pereira.

Outra demanda antiga reivindicada pela comunidade era o acesso à água potável, que sempre foi cedida por um vizinho da unidade. Em 2019, a bomba queimou e não foi substituída, nesse período a água chegava a escola por outras vias: tonéis, caminhões.

“A água chegava aqui em caminhão-pipa, que vinha da cidade. Coisa simples, mas na época não tiveram o interesse em resolver. Hoje, graças à orientação e apoio que recebemos da Secretaria de Educação, adquirimos o poço artesiano da escola”, afirmou um membro do Conselho Escolar. “Tínhamos recurso na conta do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE -, mas não tínhamos a orientação correta para fazer o uso. A equipe da Seme nos deu todo o suporte para que conseguíssemos ter a nossa fonte de água”, completou.

Segundo a secretária de Educação, ao assumir a gestão da pasta, várias foram as reivindicações da comunidade. “Ouvimos todas as demandas com muito cuidado e zelo, quando assumi, pois entendemos a necessidade da época. Pandemia, questões burocráticas travadas, tudo isso leva tempo”, disse a gestora.

Ainda de acordo com a secretária, reuniões foram feitas para que um Termo de Cessão de uso fosse feito pela Mitra Diocesana, já que o terreno em que a escola está construída pertence à igreja.

“A construção desse muro passou por várias etapas: o processo licitatório deserto, precisando ser refeito, a autorização da Mitra Diocesana, entre outros entraves, mas não desistimos e estamos aqui hoje, com o prefeito, que sempre nos apoia, felizes por poder oportunizar esse momento histórico”, salienta a secretária.

Na oportunidade, também foi apresentada aos pais e convidados presentes, a coordenadora de rota, servidora que dá suporte aos professores nas questões administrativas, uma novidade nessa gestão. O material didático pedagógico complementar para reforço de português e matemática “Giro pela Aprendizagem”, foi exposto e seu uso orientado aos responsáveis pelos alunos.

“Vim a essa comunidade anos atrás, trabalhava como enfermeiro do hospital. No pátio da igreja, ouvi esse desejo da construção desse muro. E olha onde o destino me colocou. Hoje estou aqui para, com vocês, comemorar. Uma alegria para mim, enquanto gestor desse município, contribuir para a melhoria da qualidade da nossa educação. Um agradecimento especial a nossa secretária e sua equipe, que trabalha incansavelmente, para termos resultados como esses”, finalizou o prefeito de Nova Venécia.

Leia também

Balança comercial tem superávit acumulado de US$ 23,30 bilhões em 2022

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 23,30 bilhões no acumulado do ano, até a terceira semana...

Polícia Civil recupera celular roubado na zona rural de Jaguaré

Polícia Civil recupera celular roubado na zona rural de Jaguaré

Lyon derrota Barcelona em Turim e conquista Liga dos Campeões feminina

O Lyon (França) derrotou o Barcelona (Espanha) por 3 a 1, neste sábado (21) em Turim (Itália), e...

Soldado russo julgado por crime de guerra diz que não queria matar

Um soldado russo de 21 anos disse a um tribunal, nesta sexta-feira (20), que não queria matar um...

Helicóptero bate em cabo de alta tensão em Barra de São Francisco; fotos

Um acidente com uma aeronave foi registrado em Barra de São Francisco na tarde desta quarta-fera, 25 de...