Embaixadores visitam laboratório de investigação criminal na Amazônia

Embaixadores visitam laboratório de investigação criminal na Amazônia

Participam da missão alguns ministros brasileiros e diplomatas estrangeiros de diversos países Foto: Romério Cunha/ VPR

Pelo segundo dia, representantes do Governo Federal estão no estado do Amazonas para mostrar a embaixadores de outros países a realidade amazônica e as ações implementadas para preservar a região. Esse é o objetivo da viagem liderada pelo vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia, Hamilton Mourão, que se iniciou, na quarta-feira (4), às cidades da Amazônia Legal.

Participam da missão alguns ministros brasileiros e diplomatas estrangeiros de diversos países. São eles: África do Sul, Espanha, Peru, Colômbia, Canadá, Suécia, Alemanha, União Europeia, Reino Unido, França e Portugal, além da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

“A nossa finalidade aqui é deixá-los livres para que eles enxerguem, com os próprios olhos, o que está acontecendo na Amazônia”, ressalta Hamilton Mourão.

E, nesta quinta-feira (5), em Manaus, a equipe visitou o laboratório modelo de investigação de crime ambiental, que fica na sede da Superintendência da Polícia Federal. Também conheceu a Flotilha da Amazônia, que é a força distrital da Marinha do Brasil; e o Encontro das Águas, que acontece na confluência entre o rio Negro, de água preta, e o rio Solimões, de água barrenta. No local, considerado uma das principais atrações turísticas da cidade de Manaus, as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar.

Assentamento que deu certo

O grupo também foi conhecer, de perto, o Projeto Integrado de Colonização Bela Vista, coordenado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o projeto abriga famílias assentadas em uma área de aproximadamente 785 mil hectares, ocupada desde 1971. Atualmente, dos 1.311 lotes georreferenciados, 446 já receberam o título definitivo. Ao apresentar o projeto aos embaixadores, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou a importância da ação.

“É a importância de um assentamento que deu certo. Então, a gente vê que quando a regularização chega logo, as pessoas têm condições de tomar crédito, de gerir sua propriedade e de gerar riquezas, não só para o município, mas também para o estado e as famílias”, explica Tereza Cristina.

Hamilton Mourão voltou a defender a importância da regularização fundiária para trazer desenvolvimento e preservação ambiental para a Amazônia Legal.

“Hoje, o Ministério da Agricultura e o Incra estão aí se preparando para, usando o sensoriamento remoto e obedecendo a legislação hoje ainda em vigor, que prevê que até 4 módulos fiscais você pode regularizar por este tipo de processo, avançar o mais rápido possível”, afirma o vice-presidente.

Por último, a missão liderada pelo vice-presidente da República visitou o Comando Militar da Amazônia. A viagem ocorre até amanhã (6) e também vai passar pelas cidades de São Gabriel da Cachoeira e Maturacá, todas no estado do Amazonas.

Primeiro dia de viagem

No primeiro dia de viagem, foi feito um sobrevoo ao longo da BR-163 “Eles verem com os próprios olhos que a construção de uma rodovia não significa a destruição da floresta”, disse Hamilton Mourão.

Também na quarta-feira (4), na capital do estado do Amazonas, o vice-presidente da República guiou a equipe de diplomatas numa visita ao zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Leia mais

Espírito Santo: perícias do INSS são suspensas e segurados voltam para casa sem atendimento

As perícias que já estavam marcadas para essa semana foram suspensas para a realização de adequações nos consultórios médicos em função da Covid-19. Agências...

Enivaldo quer saber se a Vale armazena material que causou tragédia no Libano

Preocupado com a possibilidade de portos capixabas possuírem...

Sedes destaca oportunidades e investimentos no Estado durante videoconferência com a OAB/ES

Representando a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), o secretário de Estado, Marcos Kneip, e a subsecretária de...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem tempo chuvoso, neste sábado (22)

Previsão de tempo chuvoso na maior parte da região Sudeste do país, neste sábado (22). Atenção para a chuva no litoral paulista e na...

Leia também