Embaixada do Brasil na Ucrânia anuncia trem para retirada de brasileiros

Compartilhe

A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, declarou, na tarde desta sexta-feira (25/02), que um trem destinado a cidadãos brasileiros e latino-americanos, registrados junto à Embaixada, partirá hoje da capital com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país. De acordo com o comunicado do serviço consular, a partida do trem estava prevista para ocorrer por volta das 17h, pelo horário de Brasília, 22h no horário local. A Ucrânia sofre uma invasão de tropas militares da Rússia desde a madrugada do último dia 24. 

“Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação. Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência”, informou a Embaixada em uma publicação no Facebook.

“A situação de segurança e de disponibilidade de transporte na cidade é instável e sujeita a mudanças repentinas, de modo que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos”, ressalta a nota. 

A Embaixada alerta que os viajantes que conseguirem partir com o trem deverão levar em conta as dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira e longas filas na imigração.

Por se tratar de uma evacuação de emergência, o Governo Brasileiro orienta que os passageiros levem apenas o essencial. Todos devem estar munidos de documentos de identificação.

Representante da Embaixada já está na estação para dar apoio ao embarque.

As autoridades romenas receberão da Embaixada do Brasil em Bucareste, capital da Romênia, os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem oriundo de Kiev, para acelerar os trâmites de ingresso no país. Além disso, o serviço consular está tentando contratar um ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros da fronteira até a capital romena.

 

Embaixada do Brasil na Ucrânia anuncia trem para retirada de brasileiros

A partida do trem estava prevista para ocorrer por volta das 17h, pelo horário de Brasília, 22h no horário local Foto: Telegram/Embaixada Brasileira em Kiev

Leia também

INDICADORES: preço do café arábica sobe nesta quarta-feira (18)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a quarta-feira (18) com alta de 0,02% no preço...

Suspeitos são presos com drogas e armas em operação da Polícia Civil em Minas e no Espírito Santo

Pelo menos dez pessoas foram presas com drogas, armas e dinheiro durante uma operação realizada pela Polícia Civil...

Presidente Jair Bolsonaro sanciona Lei que torna permanente Auxílio Brasil com piso de R$ 400

O Auxílio Brasil com valor mínimo de R$ 400 está garantido de forma permanente para a população brasileira...

Jaguaré discute reativação do Conselho de Segurança Alimentar

  Representantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), do Governo do Estado, ligado à Secretaria de Estado...

Prefeito sanciona Lei de abertura dos Polos Industriais em Nova Venécia

Nesta segunda-feira (16), foi sancionada pelo Prefeito, André Fagundes, a nova Lei de abertura dos Polos Industriais, que...

Pagamento do IPTU deve ser feito até o dia 11 de julho para quem quer concorrer a prêmios

A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco lança a campanha “IPTU PREMIADO. Com seu IPTU em dia...

BB firma acordos e anuncia programa focado em reduzir emissão de gases

Para colaborar com a meta global de redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE), o Banco...