Em uma semana, Ministério Público registra 28 novos casos de Coronavírus e 5 óbitos em asilos do Espírito Santo

O acompanhamento semanal feito pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) nos abrigos e asilos do estado contabilizou, até 28 de agosto, 859 casos confirmados de Covid-19 e 79 óbitos pela doença.

Em relação ao boletim anterior, finalizado no dia 21, são 28 novos casos de contaminação, sendo 17 entre idosos e 11 entre funcionários.

As cinco novas mortes em relação ao último levantamento estão nos municípios de Colatina, Nova Venécia, Serra, com um óbito em cada, e Vitória, com duas mortes registradas.

Do total acumulado, 487 casos são de idosos contaminados e 372 casos de trabalhadores.

Municípios

O destaque negativo do levantamento foi o município de Baixo Guandu, que registrou seis novos casos da doença entre os idosos, sendo que não havia nenhum no relatório anterior.

Em Vitória, foram nove novos casos registrados entre idosos residentes e outros três novos casos entre funcionários.

Vila Velha e Vitória concentram o maior número de óbitos de idosos residentes nas instituições, com 21 e 14 casos, respectivamente.

Os municípios de Cariacica, Castelo, Irupi, Linhares e Viana seguem sem apresentar casos de contaminação de idosos em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI’s).

Levantamento

O levantamento é elaborado pela equipe do Centro de Apoio Cível e Defesa da Cidadania (CACC), por meio das informações registradas pelas ILPIs em formulário eletrônico disponibilizado pelo Ministério Público Estadual.

O CACC possui registro de 94 instituições que respondem ao formulário, divididas em 36 municípios do Estado, sendo duas unidades públicas, 37 filantrópicas e 55 com fins lucrativos.

Das 94 instituições que responderam ao formulário do levantamento, apenas 17 não reportaram contaminação entre idosos ou trabalhadores até 28 de agosto.

Quatro municípios não reportaram casos de Covid-19 nas instituições: Montanha, Mantenópolis, Santa Teresa e Iconha.

 

Leia mais

Leia também