Em sessão online, Assembleia garante combate ao Coronavírus no Espírito Santo

Deputado Enivaldo dos Anjos

Em uma sessão histórica, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou um pacote de medidas encaminhadas pelo Palácio Anchieta na tentativa de combate e contenção do avanço da pandemia de Covid-19 no Espírito Santo.

Com a presença de todos os deputados, a sessão deixou clara a postura da Assembleia em apoiar o Governo na busca de uma saída para a crise em que o Saúde e Economia acabam de entrar no Estado, assim como em todo o Mundo.

Primeiro deputado a se posicionar a favor da quarentena no Estado e a tomar medidas próprias para que ela fosse iniciada por sua parte e de seus servidores na Assembleia, Enivaldo dos Anjos foi assertivo ao garantir a votação favorável a todos os projetos: “Quero garantir a todos os deputados que o Governo é muito feliz com esses projetos, pois não retiram dinheiro dos fundos, mas sim uma sobra que não pode ficar parada esperando um momento de maior calamidade”, disse em uma das votações.

O QUE FOI VOTADO

DPL 02/2020 – Com 27 votos a favor, decreta Estado de Calamidade Pública, o que dispensa o Executivo de cumprir resultados fiscais previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e de limitar empenhos estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O estado de calamidade pública do Espírito Santo tem vigência até o dia 31 de julho.

PLC 17/2020 – Aprovado com 27 votos, dispensa licitação para aquisição de bens e serviços e remanejamento de servidores públicos de outros órgãos estaduais para ajudarem a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

PLC 16/2020 – Aprovado com 28 votos, prevê a redução de 22% para 14% da alíquota de contribuição mensal (patronal) paga pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no âmbito do Regimento Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos estaduais.

PLC 18/2020 – que permite a reversão dos recursos de superávit financeiro de 25 fundos públicos e das autarquias visando o aumento do caixa do Tesouro Estadual. A matéria do Executivo altera uma série de leis para permitir ao governo o emprego dessas verbas neste momento de incerteza econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Foram 26 votos a favor e três contrários.

Leia mais

Ministro da Saúde visita hospitais em Manaus

O ministro da Saúde acompanhou a saída de pacientes que se recuperaram do novo coronavírus e recebem alta...

Fiat, Toyota e BMW param, e Brasil tem 26 fábricas sem produção

Fiat Chrysler (FCA), Toyota e BMW e Honda anunciaram nesta sexta-feira (20) que vão interromper a produção em todas as suas fábricas no Brasil pela pandemia do coronavírus. A medida...

Crédito emergencial para empreendedores e trabalhadores informais já soma R$ 128,3 milhões

Os recursos são dos Fundos Constitucionais de Financiamento geridos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional –...

“O Brasil Conta Comigo” convoca estudantes da saúde para atuarem no combate ao coronavírus

A proposta faz parte da ação “O Brasil Conta Comigo”, coordenada pelos ministérios da Educação e Saúde. ...

Leia também

Os caminhos para trabalhar ou fornecer serviços na retomada da Samarco

A retomada das operações da Samarco, no Sul...

Após noite de festa, Adriano Imperador precisa de ajuda para sair de baile funk no Rio

Adriano Imperador foi filmado na manhã do último...

Operação em Guaíra apreende 500 caixas de cigarro contrabandeado do Paraguai

Carga estava em um caminhão que foi abandonado, após perseguição policial; ninguém foi preso. 1...

Motociclista fica ferido em acidente na rodovia que liga Nova Venécia a Boa Esperança

Um motociclista ficou ferido após sofrer um acidente na manhã desta segunda-feira, dia 13, na rodovia que liga Nova Venécia a Boa Esperança. O acidente,...