O nascimento de um jacaré da espécie papo-amarelo no Espírito Santo foi registrado em um vídeo feito pelo biólogo Fernando Paulino, do Projeto Caiman, iniciativa de pesquisa e conservação da espécie no estado.
No vídeo, são mostrados os primeiros momentos de vida do pequeno jacaré. De acordo com o pesquisador, ainda dentro do ovo o filhote realiza o processo de vocalização, chamando os outros irmãos para nascer.
O registro foi feito durante o monitoramento e o estudo dos ninhos, na área ambiental da empresa ArcelorMittal Tubarão, na Serra, na Grande Vitória. Somente no local, há entre 200 e 500 jacarés-de-papo-amarelo, o que faz com que a área seja o principal lar do estado para a espécie, que finaliza neste mês de março o seu período reprodutivo.
O Projeto Caiman monitora dezenas de famílias de jacarés, acompanhando e cuidando das fêmeas desde o momento da construção do ninho, até o nascimento dos filhotes.
“Todo mês fazemos o controle populacional da espécie, então durante o período reprodutivo da espécie contamos todos os ninhos, pesamos, vemos a composição, pegamos todos os dados para fazer comparações futuras de animais com vida livre para entender qual a melhor área de composição do ninho. Muitas áreas, por conta do lixo jogado pelas pessoas, podem afetar a reprodução da espécie, por exemplo. É super importante entendermos todo o aspecto reprodutivo da espécie”, disse o biólogo.
A população total da espécie é distribuída pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia, mas 70% dela é concentrada em solo nacional.
O jacaré-de-papo-amarelo é classificado como “em perigo” de extinção, de acordo com métricas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Sequência de fotos também foi feita durante o nascimento dos filhotes de jacaré no ES — Foto: Leonardo Merçon/Projeto Caiman