Em pleito polêmico, Evo Morales é reeleito presidente da Bolívia com 47% dos votos

Compartilhe

A Corte eleitoral da Bolívia anunciou, neste sábado (26), a reeleição de Evo Morales após apuração de 100% das urnas. O Brasil ainda não reconhece o resultado e a Organização dos Estados Americanos (OEA) e União Europeia defendem auditoria. O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) do país declarou estar à disposição para examinação do resultado. Evo foi declarado vencedor com 47% dos votos, após um processo eleitoral marcado por polêmicas. 

Evo teve 2.888.359 votos e venceu o opositor, Carlos Mesa, que teve 36,51% dos votos, o equivalente a 2.240.920 votos. Os votos em branco representaram 1,47% dos votos e, os nulos, 3,57%, como informou o TSE boliviano.

Pelas normas eleitorais bolivianas, um candidato vence a eleição no primeiro turno caso atinja a maioria absoluta ou caso consiga mais de 40% dos votos e, ao mesmo tempo, obtenha vantagem mínima de 10 pontos percentuais ao segundo colocado. Exatamente o que ocorreu nesta eleição.

A votação para escolher o presidente da Bolívia foi realizada no último domingo (20). Durante o processo de apuração, foram estabelecidos dois métodos de contagem dos votos. O primeiro, mais rápido, porém, preliminar. O segundo modelo era no voto a voto, mais demorado.

A confusão começou ainda no domingo, quando os dois métodos mostravam evolução de resultados diferentes. Enquanto a preliminar indicava a reeleição do presidente Evo Morales, a voto a voto apontava a disputa de um segundo turno de Morales contra Carlos Mesa.

A votação preliminar chegou a ser suspensa. O ministro das Comunicações, Manuel Canelas, admitiu que o órgão eleitoral errou ao não deixar claro que havia duas contagens paralelas. Já o vice-presidente do TSE, Antonio Costas, pediu demissão e, só neste sábado, cinco dias após o início das votações, o TSE confirmou a reeleição de Evo Morales. A posse será em 22 de janeiro de 2020.

Foto: Agência Brasil

Leia também

Pequena indústria tem o melhor Índice de Desempenho no segundo trimestre em 11 anos

As pequenas indústrias brasileiras registraram melhora do desempenho e da situação financeira no segundo trimestre de 2022. Segundo...

Reforma do posto de saúde do Córrego do Itá será entregue pela nesta sexta-feira

As reformas do posto de saúde do Córrego do Itá, localizada nas proximidades do campo do Passa Bem,...

Resultado do Prouni sai nesta terça-feita (9)

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) está marcado para sair nesta terça-feira (9),...

Quais membros da família podem pedir abertura do inventário?

Em primeiro lugar está o cônjuge ou companheiro, depois vem o herdeiro que se encontra na posse dos...

Governo publica extrato de contrato para pavimentação do trecho Barra São Francisco a Mantenópolis

A publicação acontece poucos dias após a realização das audiências públicas exigidas pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente...

Festival Aracruz Sabores começa nesta quinta-feira (11)

O evento vai reunir sabores, cerveja artesanal, vinhos, drinks, música boa e muito mais. Na praça da Barra...

Freitas promove encontro ‘Lideres em Ação’ em Nova Venécia, nesta terça-feira (09)

  O deputado estadual Freitas (PSB), vai promover, nesta terça-feira (09), a partir das 18 horas, no Cerimonial D’Venézia,...

Idoso é atropelado por carro em Boa Esperança

  Um idoso foi atropelado por um carro que saia de uma garagem, na manhã desta segunda-feira, dia 08,...