Em parceria público-privada, Governo inaugura terminal ferroviário de cargas

Em parceria público-privada, Governo inaugura terminal ferroviário de cargas

O terminal de cargas da Petronac tem um desvio ferroviário com capacidade de carregamento de 32 vagões simultâneos Foto: Valec

O Ministério da Infraestrutura inaugurou, nesta sexta-feira (4), terminal ferroviário de cargas da empresa de combustíveis Petronac, localizado em Porto Nacional (TO). Com mais de seis hectares, a área pertence à Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e foi concedida à empresa mediante pagamento de outorga à União.

O terminal ocupa parte do pátio que a estatal implantou próximo à Ferrovia Norte-Sul, linha férrea também construída pela Valec. “No começo do ano que vem, a Ferrovia Norte-Sul estará conectada à Malha Paulista, abrindo um horizonte de possibilidades e oportunidades”, destaca o gerente de projeto do ministério, Alex Trevizan.

O valor de outorga é de mais de R$ 10 milhões, a serem pagos até o fim da concessão, que tem prazo inicial de 30 anos. Além disso, encerrado o período, as melhorias efetuadas pela concessionária para o funcionamento do terminal serão revertidas para o Governo.

“Este modelo de parceria entre os setores público e privado é uma orientação do Governo Federal, que chega para a Valec como diretriz clara por parte do Ministério da Infraestrutura e tem se mostrado muito eficiente”, declara André Kuhn, diretor-presidente da Valec.

O terminal de cargas da Petronac tem um desvio ferroviário com capacidade de carregamento de 32 vagões simultâneos, com tempo de carregamento total de até oito horas, correspondendo a 360 metros cúbicos por hora. A capacidade de movimentação mensal é de 60 milhões de litros. Segundo a concessionária, houve um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões para a construção das instalações, ramal ferroviário e automação de transbordos.

Com informações do Ministério da Infraestrutura

Leia mais

Leia também