Em parceria com Ifes, prefeitura cria mais um Hortão Municipal para abastecer projetos sociais em Barra de São Francisco

Compartilhe

A prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Agricultura, vem produzindo milhares de caixas de verduras e legumes, que são distribuídos gratuitamente à população dos bairros mais carentes da cidade, além de abastecer os projetos sociais do município, o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, APAE, entre outros.

Agora, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), em conversa com o diretor geral do campus do Ifes em Barra de São Francisco, Leonardo de Miranda Siqueira, firmou uma parceria para a produção de mais legumes e verduras para abastecer os projetos sociais e a população carente do município francisquense.

Nesta quarta-feira, 16, o subsecretário de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, está no campus do Ifes, com uma equipe de seis servidores municipais preparando o terreno para o início do plantio.

“Vamos produzir uns dez mil quilos, de inhame, mais dez mil quilos de mandioca, cinco mil quilos de abóbora, além de outros legumes e verduras, que serão todos voltados para o abastecimento dos projetos sociais e população carente do município de Barra de São Francisco. E ainda vamos continuar com o Hortão no Polo Industrial, onde manteremos uma equipe de quatro pessoas, além dos moradores em situação de rua que quiserem trabalhar no local”, disse Carlim.

Ainda segundo o subsecretário de Agricultura, o local servirá para os alunos do curso Técnico em Agricultura do Ifes receberem aulas. “É um projeto muito bom, mais uma ideia do nosso prefeito Enivaldo dos Anjos que está sempre buscando meios de ajudar a população carente e firmar parcerias para ajudar o município a fazer frente aos desafios administrativos”, elogia.

O secretário da Pasta Vander Onofre, também está empolgado com mais um hortão em parceria entre prefeitura e ifes. “Nosso prefeito é muito inteligente e tem uma visão extraordinária. Esse segundo hortão vai ajudar muito mais ainfda as famílias carentes do nosso municipio”, disse Vander.

Verduras e legumes fresquinhos e sem agrotóxicos produzidos no Hortão Municipal da prefeitura de Barra de São Francisco, no Polo Industrial, fez a diferença na mesa das famílias carentes no de 2021 e continua fazendo em 2022. Toda a produção diária de verduras e legumes atendem as famílias carentes de bairros, distritos, escolas, APAE e o Centro de Apoio Alimentar.

Hortão

O Hortão Municipal foi criado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), em janeiro de 2021, e até o dia 31 de dezembro de 2021, mais de 1.100 caixas já foram entregues para o Centro de Apoio Alimentar, algumas escolas municipais, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina, APAE, entre outros. Tudo isso de graça. Este total de 1.101 caixas se refere aos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021.

No caso do Centro de Apoio Alimentar cerca de 800 a 1000 pessoas se alimentam de segunda a sexta feira. A distribuição de verduras e legumes tem sido uma das ações de maior impacto social da gestão do prefeito Enivaldo dos Anjos.

Os alimentos entregues as famílias carentes são cenoura, quiabo, jiló, beterraba, alface, cebolinha verde, berinjela, salsinha, coentro, couve, repolho, couve flor, batata doce, e outros temperos verdes. O fornecimento de verduras e legumes para as famílias carentes, tem por finalidade, melhorar a segurança nutricional das crianças e dos adultos em situação de vulnerabilidade alimentar.

Leia também

Amarok é roubada no interior de Boa Esperança

Uma caminhonete foi roubada na tarde desta quarta-feira, dia 10, no Patrimônio Bela Vista, em Boa Esperança. Segundo a...

Mais três cidades brasileiras entram em situação de emergência por conta de desastres

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em mais três cidades do País atingidas por desastres naturais. A...

FNE tem alta de mais de 47% nas contratações em 2022

Empreendedores urbanos e produtores rurais da Região Nordeste - e das porções norte do Espírito Santo e de...

Mulher é atropelada no Centro de Nova Venécia

  Uma mulher foi atropelada na manhã desta terça-feira, dia 09, no Centro de Nova Venécia. Segundo informações, a vítima...

Conheça os detalhes do Campeonato Capixaba Série B 2022

Depois Campeonato Capixaba e da Copa Espírito Santo, coube a Série B do Estadual encerrar a temporada 2022...

ES: assaltantes fazem gerente de empresa e família reféns e roubam bens, armas e munição

O gerente de uma empresa de segurança, a mulher dele, a cunhada e o filho de 11 anos...

Trata Brasil aponta falta de investimentos como causa da desigualdade no saneamento básico

Para o Instituto Trata Brasil, a falta de investimento em saneamento básico nas regiões mais distantes do Brasil,...

BRASIL PRA ELAS: caravana percorre o país com capacitação profissional para mulheres

A Caravana Brasil pra Elas percorre o Brasil com capacitação profissional para mulheres. A ação faz parte do...