Em nova classificação, Espírito Santo tem dois municípios em risco moderado para a Covid-19

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (13), o 31º Mapa de Risco Covid-19, que vale entre a próxima segunda-feira (16) e o domingo (22). Do total de municípios capixabas, 76 estão classificados em risco baixo. Apenas dois permanecem em risco moderado: Ecoporanga e Santa Teresa. Não há nenhum município em risco alto.

Em relação ao mapa divulgado na semana passada, a diferença é que Colatina, no Noroeste do Estado, saiu de risco moderado para baixo.

A classificação do mapa de risco é o que direciona as medidas a serem tomadas pelo Governo do Estado contra a pandemia em cada grupo de municípios.

A matriz de risco de convivência considera no eixo de ameaça o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias.

Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

 

31º Mapa de Risco do Espírito Santo. Dois municípios continuam em risco moderado para o coronavírus. — Foto: Divulgação/Governo ES

Leia mais

Leia também