Em meio à pandemia, conheça a história de dois idosos que se recuperaram da doença

Quando se fala em Covid-19, os idosos, pertencentes ao grupo de risco, trazem grande preocupação para o governo, a sociedade e, especialmente, os familiares. Conheça a história de dois pacientes que contraíram a doença, na forma mais grave, se recuperaram e venceram a batalha contra a Covid-19.

A dona de casa, Maria Madalena Oliveira, 61 anos, e o auxiliar de topografia, Edimilson Batista de Souza, 68 anos, desenvolveram a forma mais grave da doença, com sintomas de falta de ar, precisaram ser intubados. Os dois foram internados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE).

Maria deu entrada no HC no último dia 6 de maio, permanecendo por 14 dias na UTI. Já Edimilson, no dia 8, ficando 12 dias na UTI. Felizmente, o tratamento de ambos foi surpreendente: reagiram bem e  se recuperam na Enfermaria de Doenças Infecto Parasitárias/Covid, para receberem a alta hospitalar.

O hospital em que estão é uma das unidades da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).  A empresa disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e a urgência de cada unidade hospitalar.

Na saída da UTI montada para receber os pacientes graves portadores de Covid-19 na unidade, os dois receberam, emocionados, na homenagem dos profissionais do hospital, a postos nos corredores, para saudar os pacientes.

“Quero agradecer a essa equipe maravilhosa do hospital e agradecer a Deus. Jesus é a cura das Nações”, disse Edimilson, muito emocionado.

Pelo perfil do Instagram do HC-UFPE, o filho de Maria Madalena expressou a sua gratidão. “Sou grato a Deus por ter concedido essa grande vitória à minha mãe, Maria Madalena de Oliveira. Agradecer também a todos os profissionais da saúde, todos que se empenharam e foram de uma generosidade grandiosa. Obrigado Deus e obrigado verdadeiros heróis (toda equipe médica). Deus proteja a todos”, escreveu Cleidson Oliveira.

“Cada vida que a gente consegue salvar causa um sentimento indescritível. Essa é a nossa missão. Eles foram intubados porque os pulmões ficaram comprometidos e não realizavam mais as trocas gasosas, precisando da ação de um ventilador mecânico até o organismo ser capaz de reassumir essa função”, explica a médica intensivista do HC Mara Simeão.

Ações nacionais

A Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.

O recurso de R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, está sendo utilizado em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência no enfrentamento à Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais

Comunicado da Secretaria Municipal de Assistência Social de Barra de São Francisco

Comunicado da Secretaria Municipal de Assistência Social A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que: Se você recebe o BPC/LOAS, benefício de um salário mínimo...

Taxa de retransmissão do coronavírus cai na maioria dos estados; outros seis apresentam alta

A taxa de retransmissão do novo coronavírus, ao fim do junho, foi maior em seis estados brasileiros quando comparado ao mês imediatamente anterior. As...

Ernesto Araújo participa de videoconferência de ministros de comércio do G20

Ernesto Araújo durante videoconferência – Foto: Itamaraty O ministro das Relações...

Pão com maconha: polícia de Mantenópolis prende homem transportando drogas em pães de sal

Na tarde deste sábado, 25 de julho de 2020, militares de Mantenópolis receberam uma denúncia anônima dizendo que um indivíduo especifico estava constantemente realizando...

Leia também

Goleiro veneciano acerta com o Bahia

O Bahia anunciou nesta terça-feira (22), a contratação do goleiro veneciano, Vinícius Fávero Taquini, de 18 anos. O contrato inicial é de formação e...

Criminosos assaltam comércio vestidos de policiais no ES

Três suspeitos de participação no crime foram detidos....

Pescador sobrevive três dias em caixa térmica após naufrágio

Um pescador ficou três dias a deriva dentro...

De Prá anuncia apoio a André Fagundes

O pré-candidato a prefeito, André Fagundes, com o ex-prefeito Walter De Prá O ex-prefeito de Nova Venécia, Walter De Prá, acaba de anunciar, com exclusividade para...