Em 3 dias, quase 1,7 mil empresas foram advertidas por descumprirem quarentena no Espírito Santo

Operação de fiscalização, que conta com forças policiais e equipes das prefeituras, foi iniciada na última quinta-feira (18). Um balanço foi divulgado neste domingo (21) com os resultados obtidos até o final do sábado (20).

Forças policiais e equipes das prefeituras atuam em ações de fiscalização para o cumprimento da quarentena no ES

Forças policiais e equipes das prefeituras atuam em ações de fiscalização para o cumprimento da quarentena no ES

Desde a última quinta-feira (18), quando teve início a quarentena, até o final do sábado (20), 1.696 estabelecimentos foram advertidos no Espírito Santo por descumprirem as restrições impostas pelo governo estadual durante esse período.

Desse total, 1.502 estabelecimentos foram advertidos verbalmente pelas equipes de fiscalização, enquanto outros 192 foram notificados formalmente.

Quanto às sanções mais duras, até o momento, um local foi interditado temporariamente no Sul do estado e um outro local teve o alvará de funcionamento cassado na Grande Vitória.

Os números foram divulgados em um balanço divulgado neste domingo (21) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). No entanto, as razões específicas pelas quais os estabelecimentos foram advertidos não foram informadas.

As ações de fiscalização, iniciadas juntamente com o início da quarentena no estado, são realizadas pelas forças policiais junto às equipes de fiscalização das prefeituras.

Ainda de acordo com o relatório da Sesp, do total de medidas aplicadas, 431 ocorreram na Grande Vitória, 428 na Região Sul, 402 na Região Norte, 365 na Região Noroeste e 70 na Região Serrana.

Somente neste sábado (20), 702 locais foram alvos da fiscalização, incluindo lojas, supermercados, templos religiosos, praias, parques, praças e outros locais públicos, além de bares e restaurantes. Nesse mesmo dia, 713 medidas (incluindo advertências, notificações e outras) foram adotadas.

O número representa, portanto, mais de 42% do total de medidas aplicadas ao longo dos três dias de monitoramento.

Leia mais

Leia também