Elias tem 80% de aprovação como prefeito em Ecoporanga

Os índices de aprovação da administração de Elias Dalcol (PSD), em Ecoporanga, ultrapassam os 80% da população, consideração as avaliações ótimo (12%), bom (37%) e regular (33,2%) na pesquisa de opinião realizada nos últimos dias 27 a 29 de outubro, em todo o município, pelo Instituto Perfil, sob a coordenação do estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 7655/3ª Região). Apenas 14,9% dizem que a gestão é ruim (5,5%) e péssima (9,4%).

O maior índice de aprovação se dá no distrito de Santa Luzia, onde 64,9% da população considera a administração de Elias Dalcol ótima (13,5%) e boa (51,4%), enquanto 35,1% apontam como regular, chegando a uma totalização de 98% de avaliação considerada positiva. O menor índice é em Cotaxé, onde nenhum dos entrevistados disse que a administração é ótima, enquanto 72% disseram ótimo (28%) ou bom (44%). No distrito histórico há 24% de eleitores que consideram a gestão ruim (4%) ou péssima (20%).

A maior rejeição, porém, está no bairro Homero Amarante, onde 33,3% dos eleitores entrevistados deram conceito péssimo para a administração municipal.

INTENÇÃO DE VOTO

A boa avaliação da administração parece refletir, diretamente, nas intenções de voto para as eleições de 15 de novembro. Elias Dalcol, candidato à reeleição, tem a intenção de voto de 50,2% dos eleitores nas menções espontâneas, com 20,7% de indecisos, mas a preferência cresce ainda mais quando o eleitor é apresentado a uma lista com os quatro candidatos: Elias passa a ter 55,9% das intenções de voto, com os indecisos caindo para 12,9%.

Nas intenções espontâneas, Zé Luís (PSB) tem 20,3% e Professor Renato e Jefin da Sondagem estão empatados com 1,1%. Nas intenções estimuladas, Zé Luis tem 25,3%, seguido de Renato Professor (3,3%) e Jefin da Sondagem (2,6%). De acordo com a pesquisa, 100% dos eleitores de Elias garantem que não mudam o voto, enquanto podem mudar 32,8% de quem vota em Zé Luis, 40% dos eleitores do Professor Renato e 41,7% de quem diz que vota em Jefin.

No quesito rejeição, quando o eleitor é apresentado à pergunta “em qual desses nomes não votaria de forma alguma”, o nome de Elias foi citado por 15,9%, enquanto Zé Luis tem 17,7% e Renato Professor tem 10,3%. A pesquisa perguntou também quem o eleitor acha que vai vencer as eleições municipais e 61,1% dizem que Elias Dalcol vai se reeleger prefeito.

METODOLOGIA

Pesquisa de Opinião Pública Modalidade Quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais junto ao eleitorado em estudo, com aplicação de questionários estruturados em um universo amostral dos eleitores residentes no município. Realizada de 27 a 29 de outubro de 2020 .

Plano amostral e ponderação

As entrevistas foram realizadas somente com eleitores que votam no município, sendo todos com idade igual e superior a 16 anos. Por se tratar de amostragem representativa, as variáveis de sexo, faixa etária, ocupação e localização domiciliar, a pesquisa é autoponderada, isto é, as proporções estão contidas na amostra conforme critérios técnicos por amostragem aleatória. Foram realizadas 458 entrevistas no município, margem de erro 4.8 pontos para mais ou para menos com 95% de intervalo de confiança.

Sistema interno de controle e verificação

Após a conclusão dos trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização e crítica técnica, que consiste na conferência de aplicação das “cotas amostrais” com adequação aos parâmetros estruturais e retorno, para “rechecagem”, de parte dos questionários. Agentes pesquisadores (entrevistadores de campo), especificamente treinados para o caso, são responsáveis pelas entrevistas pessoais e preenchimento de cotas amostrais. Todos os respectivos questionários são codificados e processados em modernos sistemas de computação.

Leia mais

‘Ela queria se matar’, relata mãe de adolescente que denunciou PM por estupro

Agente também é suspeito de abusar sexualmente da filha de 13 anos. Casos são investigados pela Polícia Civil e pela corregedoria da Polícia Militar. Por...

Nova matriz de risco do Coronavírus no Espírito Santo será apresentada nesta sexta-feira (10)

Informação foi divulgada em coletiva de imprensa pelo secretário de Saúde, Nésio Fernandes. 1 de 1 Representantes da Sesa fizeram coletiva nesta sexta-feira — Foto: Divulgação/Sesa O...

Leia também