ELE NÃO ERA JURADO

Em uma Comarca do interior capixaba os jurados foram convocados para a pauta de julgamento. Dentre eles estava o nome do Senhor Waldemar da Silva.

Todos os vinte e um jurados foram intimados pelo oficial de justiça e compareceram ao julgamento, com exceção de um que apresentou atestado médico.

O juiz Presidente do Tribunal do Júri antes de fazer o sorteio dos jurados leu as situações que impedem o jurado de participar do Conselho de Sentença: parentes do réu, do juiz, do promotor, do advogado, etc. Também no mesmo Conselho não podem servir marido e mulher; parentes; cunhados; sogra e genro, etc.

Os jurados foram sorteados, com as três recusas que as partes podem fazer. Os jurados impedidos se manifestaram. E por fim o Conselho de Sentença se formou com a presença dos necessários sete jurados.

O julgamento teve o seu curso, com a oitiva das testemunhas e o interrogatório do acusado. Após três horas o juiz suspende a sessão para o cafezinho e o uso dos banheiros.

Neste intervalo uma pessoa sopra no ouvido do promotor que um jurado que não é jurado. Você esta brincando, disse o membro do parquet. Explica esta história direito. Aquele Senhor ali não é jurado, eu tenho certeza. Obrigado pela informação, agradeceu o promotor.

Reiniciado o julgamento, o representante do Ministério Público pede a palavra pela ordem. MM Juiz, fui avisado que um dos jurados não é jurado, sequer faz parte da relação de jurados da Comarca. É o primeiro Senhor da segunda fila, da esquerda para direita.

O magistrado pergunta ao homem:

– qual é o nome do Senhor?

– O meu nome é Waldemir da Silva. É a primeira vez que sou chamado para ser jurado.

O juiz pega a lista dos vinte um jurados convocados para o julgamento e dentre eles estava Waldemar da Silva.

– o nome do Senhor não é Waldemar da Silva?

– Não. Waldemar é meu irmão. Ele já foi jurado várias vezes. O meu nome é Waldemir da Silva.

-por que o Senhor não avisou no inicio que o Senhor não é o Waldemar, mas irmão dele?

-o oficial me parou na rua e me intimou para ser jurado hoje e eu larguei meu serviço para atender a justiça.

Observado o mandado estava no verso a assinatura do Waldemir da Silva. O falso jurado estava certo, ele foi intimado mesmo. Porém, o oficial intimou o homem errado. Pensou que ele fosse o Waldemar, mas ele era o irmão Waldemir.

O júri foi cancelado e marcado para outro dia, com a ordem para o oficial intimar o verdadeiro jurado Waldemar. Duas horas de trabalho perdidas. Pior seria se o equivoco fosse verificado depois do julgamento. O júri seria nulo e deveria ser novamente realizado, para a tristeza da parte vencedora.

Texto: Creumir Guerra
Creumir Guerra é Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo

Veja mais sobre Creumir Guerra

Leia mais

Família de policial com Covid-19 denuncia falta de profissionais em Hospital da Polícia Militar, no Espírito Santo

Os familiares do policial aposentado dizem que não o hospital não tem profissionais para operar os respiradores.

Casos de dengue aumentam em 70% neste inicio do ano

As altas temperaturas e grande incidência de chuvas do verão ajudam na proliferação do Aedes. Os casos...

Senado cria comissão para acompanhar combate aos incêndios no Pantanal

O Senado criou uma comissão temporária para acompanhar o enfrentamento dos incêndios no Pantanal. Neste ano, o fogo já destruiu mais de 2 milhões...

Banestes anuncia disponibilização de R$ 250 milhões para crédito emergencial

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes)...

Leia também

Boa Esperança se despede de Délio Soares de Oliveira

Délio Soares de Oliveira Morreu na tarde desta segunda-feira, dia 28, aos 87 anos, por falência múltipla dos órgãos, o ex-agricultor e também ex-comerciante, Délio...

Acidente deixa uma pessoa morta e seis feridas em rodovia de São Mateus

Um grave acidente aconteceu, na noite do último domingo (27), na Rodovia Othovarino Duarte Santos, que liga São Mateus ao Balneário de Guriri, próximo...

Inep abre seleção de professores para elaborar questões do Enem

Cadastro poderá ser feito até o dia 18 de outubro. Foto: Banco de imagens O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de...