EF-118: projeto básico vai ser realizado com parceria entre Governo do Estado e Vale

Compartilhe

Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado formalizou, nesta quarta-feira (30), uma parceria com a mineradora Vale para a realização do projeto básico da Ferrovia EF-118, no trecho compreendido entre os municípios de Anchieta e Presidente Kennedy. O projeto será concebido pela Vale, que formalizou o termo de doação com o Estado do Espírito Santo. O projeto compreende estudos sobre o traçado da nova ferrovia em um trecho de 88 quilômetros de extensão.

“Temos que buscar uma equação para a realização desse investimento, seja com participação direta do Governo do Estado ou através de incentivos por parte da União. Esse é o ano para buscar o início dessa articulação. Já teremos o projeto executivo sendo elaborado e vamos saber o tamanho do investimento necessário para estender a ferrovia até a divisa com o Rio de Janeiro. Consideramos esse um empreendimento fundamental e temos uma grande expectativa de iniciar logo esse trecho”, comentou o governador, durante a assinatura do termo de doação, realizada no Palácio Anchieta.

Casagrande lembrou que esse debate sobre a extensão da ferrovia até Presidente Kennedy vem ocorrendo há muito tempo. “Esses projetos grandes demoram muito para maturar, mas estamos focados em resolver essa agenda. Temos a expectativa que o Governo Federal encontre um caminho também para a ampliação da BR-262. Me coloquei à disposição para aproveitar a repactuação com a Fundação Renova para que se inclua uma parte da BR-262 dentro do bojo do acordo de Mariana. Temos que ter sintonia com a Vale para melhorar nossa ligação com o centro do Brasil, senão ficaremos isolados”, pontuou.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, ressaltou que esta é uma obra logística de extrema relevância para a economia do Espírito Santo, facilitando a ligação com o Estado do Rio de Janeiro. “Este ramal é mais um passo na realização deste importante investimento, auxiliando na redução de custos logísticos, no aumento da segurança de transporte e na consolidação de novas cadeias produtivas, além do fortalecimento dos arranjos já existentes na região. Esta parceria entre as instâncias pública e privada é um caminho muito eficaz para superarmos este desafio logístico”, ponderou.

“O projeto básico é fundamental para viabilizar investimentos desse porte, tanto na priorização de ações com os órgãos públicos quanto na atração de parceiros e investimentos para sua construção. Com a doação do projeto ao Governo do Estado, seguimos nosso propósito de contribuir para o desenvolvimento do País e dos territórios em que atuamos, sobretudo com infraestrutura logística”, destacou o diretor de Relações Governamentais da Vale, Luiz Ricardo Santiago.

A previsão é de que o trabalho seja concluído e entregue ao Governo do Estado em cerca de um ano.

Leia também

Motociclista fica ferido em queda de moto em São Gabriel da Palha

Um motociclista ficou ferido em um acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira (23) na rua Adroaldo Kope Pereira,...

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 65 milhões

As seis dezenas do concurso 2.484 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da...

Kleber Andrade recebe Torneio Internacional do Espírito Santo com Seleção Brasileira Sub-20

A CBF confirmou oficialmente, na tarde desta quinta-feira, a realização do Torneio Internacional do Espírito Santo, no estádio...

ES: assaltante rende funcionários de supermercado e acaba sendo agredido pela população

Um assaltante rendeu funcionários de um supermercado e de uma padaria na tarde desta terça-feira, em Vila Velha,...

Biblioteca recebe alunos da rede municipal para sessão de cinema

  A Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Educação, estão...

Cantor André Moura agitou feira gastronômica e artesanal no sábado, dia 21

Aconteceu no sábado, dia 21, mais uma edição da Feira Gastronômica e Artesanal Elza Braga. Além de barracas de...

Iniciada a reforma do Campo Bom de Bola em Vila Pavão

O Campo Society “Bom de Bola” da sede de Vila Pavão, nas imediações da Escola Estadual Professora Ana...