Eduardo Gomes: Aprovar novo marco do saneamento é “investir em qualidade de vida e saúde”

O novo marco do saneamento (PL 4.162/2019), pautado para votação nesta quarta-feira (24) no Senado, pode ser o primeiro passo para reverter o atraso histórico de investimentos e baixa cobertura no setor. Para o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), a entrada da iniciativa privada por meio de licitações e concorrência pode determinar uma “nova era” para Tocantins.

“A gente espera que com a aprovação da lei do saneamento, tanto os investimentos como a participação do setor privado com financiamento de bancos de fomento podem dar ao Tocantins uma verdadeira era de construção de saneamento público e fornecimento de água de qualidade em todos os 139 municípios”, acredita o parlamentar.

“Esse investimento é importante, principalmente, porque ele corresponde também ao investimento em qualidade de vida e saúde. Será fundamental para o desenvolvimento do estado e do país”, completa Eduardo Gomes. 

Dados do Painel Saneamento Brasil, baseados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), mostram que o Norte do país apresenta a pior cobertura de coleta de esgoto entre as cinco regiões: 89,5% da população não têm acesso a esse tipo de infraestrutura. Em Tocantins, 20,7% dos habitantes vivem sem acesso à água e 73,6% não têm os resíduos domésticos coletados. 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), avalia o PL 4.162 como sinônimo de saúde pública e sinaliza que o relatório apresentado pelo senador Tasso Jeireissati não deve sofrer alterações de mérito, evitando nova análise na Câmara dos Deputados. 

O estado de Alcolumbre, a exemplo da região Norte, apresenta números preocupantes no setor de saneamento. Segundo o Trata Brasil, 92,9% da população do Amapá não têm rede coletora de esgoto e 65,1% não têm água encanada.

“Quase metade da população brasileira não tem esgoto. Esgoto é saúde, água é saúde. É importante darmos uma resposta para a retomada do pós-coronavírus. Para darmos segurança jurídica, para darmos condições de investidores virem de outros países. Com o marco legal, vamos injetar recurso novo, gerar empregos e riqueza e, ao mesmo tempo, dar saúde aos brasileiros”, pontua. 

Mudanças

Fundamentado no modelo concorrencial entre empresas públicas e privadas, o PL 4.162 estabelece que os contratos em vigor podem ser prorrogados por até 30 anos. A condição é que cumpram metas até o final de 2033, limite máximo estabelecido pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) para que o fornecimento de água potável e coleta e tratamento de esgoto sejam universalizados. 

Já os novos contratos entre municípios e empresas operadoras passam a ser de concessão, com abertura de licitação e escolha da melhor proposta em termos técnicos e econômicos. Atualmente, a maioria dos acordos, conhecidos como contratos de programa, é feita sem concorrência e não preveem metas de cobertura e expansão dos serviços. 

Outra novidade é a formação de blocos regionais para a prestação do serviço, onde uma empresa escolhida por licitação pode operar em mais de uma cidade. Esse mecanismo é uma tentativa de ajudar locais que individualmente não teriam capacidade de atrair investimentos.

Caso a proposta seja aprovada pelos senadores, a Agência Nacional de Águas (ANA) passa a indicar parâmetros de qualidade para os serviços de saneamento. A ideia é trazer segurança regulatória e unificar normas e processos, já que existem no país mais de 50 agências reguladoras regionais e estaduais.
 

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Leia mais

Auxílio Emergencial chega a 60% da população brasileira

Foto: Agência Brasil Mais de 66 milhões de pessoas receberam diretamente o Auxílio Emergencial desde abril. A iniciativa apoia famílias em situação de vulnerabilidade...

ES: polícia apreende mais de 200 sacos com pinos para embalo de cocaína

  Por Mayara Mello, TV Gazeta Mais de 200 sacos com pinos usados no embalo de cocaína foram apreendidos na noite dessa terça-feira (19), no bairro...

Live sobre gestão pedagógica reúne profissionais capixabas

As equipes das Gerências de Educação Infantil e Ensino Fundamental e de Ensino Médio da Secretaria da Educação (Sedu) promovem, nesta quinta-feira, 23, a live “Gestão...

Suspeito de assassinar namorada em sítio de Anchieta é preso pela polícia

Euzineia Loyola, de 50 anos, estava desaparecida desde...

Leia também

Justiça eleitoral define data da diplomação dos eleitos em Barra de São Francisco e Água Doce do Norte

A justiça eleitoral marcou para o dia 15 de dezembro a diplomação dos prefeitos, vice prefeitos e dos vereadores eleitos nos municípios de Água...

Carro é roubado no Centro de Mucurici

imagem ilustrativa Um carro foi roubado na tarde de ontem, terça-feira (01), no Centro de Mucurici. Segundo a PM, as vítimas relataram que haviam sofrido...

Moto é furtada no Centro de Nova Venécia

Imagem ilustrativa Uma motocicleta foi furtada na noite de ontem, terça-feira (01), no Centro de Nova Venécia. Segundo a PM, a vítima relatou que havia deixado...