EDP remove postes instalados no meio de estrada inaugurada no Espírito Santo • SiteBarra

EDP remove postes instalados no meio de estrada inaugurada no Espírito Santo

 

Os postes que ficavam no meio de uma estrada em Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, foram recolocados nesta quinta-feira (4). A informação é da concessionária de energia EDP, que havia anunciado a realização do serviço na quarta-feira (3). A informação é de Álvaro Guaresqui, do g1 ES.

As imagens dos postes no meio da pista viralizaram nas redes sociais e provocaram indignação. Ao todo, 16 postes estavam espalhados por um trecho de menos de 4 quilômetros na estrada e liga as localidades de São Paulo e Cabral. A obra, inaugurada na última semana, é de responsabilidade da Prefeitura de Presidente Kennedy e custou R$ 8 milhões.

Uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) acompanhou trabalho de remoção dos postes.

Durante o dia, cerca de 40 famílias ficaram sem energia na região, mas a distribuição já foi restabelecida.

A EDP informou que a execução das demais etapas da obra fica condicionada à aprovação do orçamento e pagamento pela Prefeitura, mas não explicou quais seriam essas etapas.

A distribuidora disse ainda que as solicitações para mudança de local de postes devem ser feitas antes do início da obra, “conforme as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para que o serviço possa ser planejado e realizado de forma conjunta, evitando situações de risco”.

Procurada, a Prefeitura disse que pediu a troca de local dos postes quando a obra de asfaltamento foi iniciada.

A EDP, no entanto, rebateu e afirmou que a administração municipal solicitou a mudança dos postes apenas em setembro deste ano e que, em outubro, a concessionária enviou para a Prefeitura o orçamento com os custos desse serviço, mas, desde então, não recebeu resposta.

A decisão da EDP em realizar a mudança de local dos postes, segundo a empresa, foi tomada em função dos riscos de acidentes no local.

Já a Prefeitura alega que está com dificuldades para mudar diversos postes de local. A administração municipal realizou um levantamento que apontou que 41 estão instalados no meio de estradas na cidade.

Nesta terça-feira (3), o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) pediu esclarecimentos sobre os gastos da obra ao prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão (PSD), e ao secretário Municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação, Wagner Porto Viana.

O órgão está avaliando as respostas da prefeitura e as medidas cabíveis para a situação.

Estrada do ES é inaugurada com postes no meio da pista — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Estrada do ES é inaugurada com postes no meio da pista — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Postes estavam espalhados entre as faixas de rodagem dos veículos em Presidente Kennedy, no ES

Postes estavam espalhados entre as faixas de rodagem dos veículos em Presidente Kennedy, no ES