O francisquense Éder Antônio de Oliveira, que trabalha como assessor parlamentar do vereador Rafael Malaquias (Rafael da Saúde) divulgou nesta segunda-feira, 4 de maio de 2020, que testou positivo para o novo Coronavírus.
Assim como fez Mazinho do Hospital, Éder não escondeu de ninguém a situação e foi muito elogiado por amigos e também por pessoas que nem o conhecem. “É importante divulgar, pois deixa a população mais atenta e também menos desesperada, pois quando não sabemos quem é fica uma preocupação muito grande“, comentou uma amiga dele.
Éder mora no interior do município e é um rapaz bastante conhecido e querido na região.
Ele estava em isolamento desde que surgiram os primeiros sintomas.
“Fico triste porque esteve comigo na terça-feira no hospital, conversamos bastantes. Força aí meu amigo, que Deus te de a recuperação como me está dando forças, tudo vai passar meu amigo, Deus é fiel“, comentou Mazinho do Hospital.
A prefeitura de Barra de São Francisco divulgou hoje que confirmou o terceiro caso na cidade, porém, não disse se esse terceiro caso é o de Éder. Veja aqui.
Na quinta-feira o SiteBarra divulgou que uma jovem estava em casa, isolada, sozinha e uma amiga informou que ela testou positivo. Veja aqui.
A prefeitura solicitou o resultado do exame para fazer uma contraprova. Também não há confirmação se essa jovem já está entre os números oficiais registrados pela prefeitura, que é responsável por repassar os dados ao Estado.
“Infelizmente meu teste deu positivo. Estou em casa, estou passando bem. Sentindo apenas uma dorzinha ruim no peito e uma tosse enjoada, mas graças a Deus está tudo bem”, disse Éder.
A Vigilância em Saúde não descarta outros casos na cidade, veja aqui.
Um dos casos confirmados foi o conhecido Mazinho do Hospital. Ele veio a público e falou sobre seu estado de saúde, veja aqui.
Um boato sobre o prefeito Alencar Marim também circulou nos grupos de WhatsApp, afirmando que ele estaria com Coronavírus. A informação foi desmentida pela assessoria do prefeito, veja aqui.
O comércio voltou a funcionar na semana anterior, e várias pessoas foram para as ruas. Após a confirmação, a maioria passou a usar máscara.
Outra observação é a grande quantidade de pessoas nos bancos da cidade e casas lotéricas, e que é pior é a aglomeração de pessoas. A polícia militar tem feito alerta, bem como o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
Barreiras sanitárias foram criadas para controlar a entrada de infectados pelo novo coronavírus.
O objetivo do trabalho, que envolve a parceia da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de profissionais da saúde, é dar informações aos motoristas sobre a doença e também identificar a presença de sintomas da Covid-19.
Motoristas e passageiros passam por um processo de checagem, que inclui a medição da temperatura.
Esse trabalho é importante porque é feita toda uma orientação do que essas pessoas devem fazer. Tanto para aquelas que estão assintomáticas, para que possam manter o distanciamento social, quanto para aquelas que têm sinais e sintomas, para que possam tomar as medidas necessárias nesse caso.
Por isso, quem está na linha de frente no combate à Covid-19 faz um apelo: “Tenham uma boa higiene, lavem as mãos com sabem, se possível usem álcool. Ao chegar em casa, deixem o calçado do lado de fora, tire a roupa, tome um banho para não levar o vírus pra casa”, indica a técnica em enfermagem, que vem atuando nas barreiras sanitárias.
Polícia encerra festas clandestinas em Águia Branca e Barra de São Francisco
Neste sábado, 02, a PM montou uma operação para encerrar um “Baile da Gaiola” na zona rural de Águia Branca. Na noite do dia do trabalhador (01) policiais militares foram acionados para comparecer ao distrito de Vila Itaperuna, interior de Barra de São Francisco, para verificar uma denúncia de aglomeração e festa irregular que acontecia.
Veja matéria completa aqui