Ecoporanga salta para 813 casos de Coronavírus após confirmar quase 200 casos em comunidade religiosa isolada

Secretaria de Saúde de Ecoporanga decidiu fazer teste em massa após moradora da comunidade procurar unidade relatando sintomas gripais.

 

Comunidade religiosa em Ecoporanga tem quase 200 infectados por coronavírus — Foto: Divulgação/ Tabernáculo Vitória

 

Uma testagem em massa feita em uma comunidade religiosa isolada em um distrito do município de Ecoporanga, no Noroeste do Espírito Santo, revelou que 70% dos residentes já contraiu ou teve contato com o coronavírus. A reportagem é de Naiara Arpini e Gabriela Fardin, do G1 ES e TV Gazeta.

Após o resultado, a Secretaria de Saúde da cidade recomendou que as atividades em grupo sejam suspensas.

De acordo com a Prefeitura de Ecoporanga, a investigação foi feita no Tabernáculo Vitória – Recanto das Águas após uma moradora da comunidade procurar uma unidade de saúde com sintomas gripais. Ela chegou a ficar internada, mas já se recuperou.

O caso acendeu o alerta das autoridades em Saúde do município e, por recomendação do Governo Estadual, a maioria dos residentes foi testada.

Em um primeiro momento, foram coletadas, na semana passada, amostras de sangue de 16 residentes. Todos tiveram resultado positivo.

Com isso, mais testes foram enviados pelo Estado para que os demais fossem testados.

Atualmente, a comunidade tem 271 moradores. Desses, 188 tiveram resultado positivo. Apenas três moradores não foram testados – duas crianças e um adulto que estava viajando.

Segundo a prefeitura, a maioria dos positivados é assintomática e apenas 30 casos são considerados ativos, ou seja, estão na fase em que podem transmitir a doença.

Na comunidade, quase todas as atividades são coletivas, incluindo as refeições. A entrada é restrita, mas alguns moradores podem sair para trabalhar ou fazer ações sociais.

“Existe um templo lá e eles têm um tipo de vida em que tudo é comunitário, o almoço, a brincadeira das crianças. Apenas a moradia é separada”, disse o secretário de Saúde, Ricardo Maia.

Por isso, a suspeita da prefeitura é que algum residente tenha se contaminado durante essas saídas e espalhado o vírus dentro da comunidade.

Agora, as recomendações são que todas as atividades em conjunto sejam suspensas e que todos os moradores fiquem isolados no local.

Os 30 pacientes com vírus ativo deverão evitar contato com o restante por alguns dias. “Todos assinaram o termo de colaboração e foi dado laudo para todos eles”, disse o secretário.

Para as pessoas que testaram negativo, a previsão é de que também façam avaliação médica e um teste mais eficaz, para detectar se eles realmente não estão contaminados.

A Secretaria Municipal de Saúde está monitorando os casos e medicando os doentes.

Números na cidade

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira (24), Ecoporanga tem 800 casos confirmados de coronavírus e nove óbitos.

Do total de registros de contaminados, 444 são considerados curados. Por isso, atualmente, o cálculo é de 347 casos ativos da doença entre moradores do município.

Para a cidade, que tem 23 mil habitantes, o número de contaminados é considerado alto. De acordo com a prefeitura, esse total foi “puxado” pela alta de casos de coronavírus em um asilo e uma casa de passagem da cidade.

No Painel Covid-, do Governo do Estado, a cidade tinha 617 casos e nove óbitos até esta segunda-feira (24).

Conselheira Tutelar de Ecoporanga é afastada do cargo — Foto: Reprodução Facebook/ Alfa Sonorização

 

Leia mais

Oitava fase da Operação Caim é deflagrada no Espírito Santo

A oitava fase da Operação Caim, que tem como objetivo prender suspeitos de homicídios e...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Nordeste do país tem tempo aberto, neste sábado (18)

Tempo quente e seco na maior parte da região Nordeste do país, neste sábado (18). A chuva ocorre no extremo norte e no litoral...

Leilões do Bandes têm pousada em Conceição a Barra e mansão na Ilha do Boi

Nesta sexta-feira, 31, acontecem três leilões sequenciais de imóveis promovidos pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). O primeiro, às 13h50, terá em...

Galpão é destruído por incêndio no Noroeste do Espírito Santo

Um incêndio destruiu o galpão de uma empresa de materiais de construção em Marilândia, no Noroeste do Espírito Santo. O fogo, que teve início na madrugada...

Leia também

Lançado programa Mineração e Desenvolvimento que vai estimular retomada do País

Palavras do Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite Albuquerque Junior. Foto: Carolina Antunes/PR O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira...

Eleições 2020: A disputa nas terras do garimpo de minérios

A extração de minério pelo Brasil gera uma enorme quantia de recursos para a região de onde os diversos tipos de minerais são garimpados....

Ministério da Saúde libera recursos para 77 municípios

O Ministério da Saúde repassou R$ 21,3 milhões para 77 municípios reforçarem o enfrentamento à Covid-19 nas comunidades e favelas. Entre os objetivos do...

Conselhos de direitos dos idosos vão poder emitir declaração de funcionamento para instituições de longa permanência

Conselhos estaduais e municipais de direitos da pessoa idosa ou de assistência social vão poder emitir declaração de funcionamento das Instituições de Longa Permanência...