Ecoporanga recebe selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)

Compartilhe

Por Ramon Gava

A Prefeitura de Ecoporanga, em mais uma demonstração de transparência na gestão pública, recebe selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). O programa é uma proposta executada pela Rede de Controle nos Estados junto à Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Na capital, é coordenada pela Controladoria Geral do Município (CGM).

O sistema e-Prevenção é uma ferramenta que auxilia o gestor na implantação de práticas que aprimorem a integridade da organização. A adesão do município ao programa se deu no início do mês de agosto com o lançamento do selo para os entes participantes. Claudinéia Rodrigues, controladora geral do município, explica que isso propicia transparência quanto às informações da gestão no âmbito de ética, integridade e combate à corrupção.

Segundo Claudinéia, a disponibilização à comunidade permite “que ela exerça o controle social, o que é fundamental para estimular os agentes governamentais a adotarem práticas de gestão corretas, além de inibir desvios e abusos com os recursos públicos”.

O prefeito de Ecoporanga, Elias Dal’Col (PSD), ressalta que a adesão ao PNPC complementa os atos que norteiam a gestão. “Todas as ações que visam aumentar a transparência devem ser ampliadas no município. Nossa gestão tem como foco o cuidado com as pessoas e estas ferramentas vão nos auxiliar na implantação de práticas que resguardem o dinheiro dos contribuintes.”

O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

 

Leia também

Embratur, MTur e Iphan se unem para divulgar e promover os patrimônios históricos do Brasil no exterior

O Governo Federal, por meio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o Ministério do Turismo...

Prefeitura prepara terreno para receber Campo Bom de Bola em Vila Paulista

Máquinas da secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, está realizando limpeza de...

Brasil registra 277 mil novas vagas de emprego em maio e bate recorde

O Brasil alcançou 277.018 novos postos de trabalho com registro em carteira no mês de maio. O saldo...

Auxílio Brasil representa atualmente 2,16% do PIB da região Norte

O Ministério da Economia tenta encontrar espaço no orçamento para aumentar de R$ 400 para R$ 600 o...

São Geraldo derrota o União FC no encerramento da 1ª rodada do Campeonato Capixaba Feminino 2022

  A rodada inaugural Grupo A, do Campeonato Capixaba Feminino 2022, chegou ao fim com o triunfo do São...

Tabela Vacinação diária Covid-19 – 28/06/2022

    Barra de São Francisco Covid-19 Números de Vacinados Dia 28/06/2022     Púbico Alvo: 41.721 Meta de cobertura: 37.548 Vacinados com D1 ou DU 38.720                      92% Totalmente vacinados 32.976                    ...

Faixas de pedestres foram feitas em frente a creche do bairro Cruzeiro

Servidores da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil Municipal fizeram novas faixas de pedestres em frente...