Ecoporanga 111,9 mm: Incaper alerta para risco de temporal durante o fim de semana no Espírito Santo; • SiteBarra

Ecoporanga 111,9 mm: Incaper alerta para risco de temporal durante o fim de semana no Espírito Santo;

O tempo fechado dos últimos dias já vem preparando o capixaba para um possível fim de semana chuvoso. E, de acordo com o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de temporais isolados, acompanhados com trovoadas e rajadas de vento na Grande Vitória, no Leste Serrano e por todo o Norte do Estado.

Um aviso meteorológico emitido pelo órgão alerta que, no sábado (24), pode haver pancadas moderadas a fortes de chuva com descargas elétricas e rajadas de vento.

No domingo e na segunda-feira, as condições meteorológicas são favoráveis para a ocorrência de chuvas contínuas, que podem resultar em acumulados expressivos de precipitação em alguns trechos.

De acordo com o Climatempo, nos próximos cinco dias a partir desta sexta-feira (23), algumas áreas do Espírito Santo podem registrar mais que a média de chuva prevista para todo o mês de outubro.

Em Vitória, pode chover mais de 100 mm em apenas três dias. Há risco de alagamentos e enchentes em vários locais do Estado.

O mau tempo já vem marcando presença no Estado. Entre 17h30 de quarta-feira (21) e 17h30 de quinta (22), o Espírito Santo foi a região do país que recebeu mais chuva, de acordo com medições do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

O volume de chuva superou os 60 mm em vários locais e passou dos 100 mm em alguns.

Alguns volumes de chuva medidos pelo CEMADEN:

  • Ecoporanga: 111,9 mm
  • Fundão: 103.4 mm
  • Ibiraçu: 77,7 mm
  • Aracruz:76,5 mm
  • Santa Leopoldina: 67,0 mm

Em todos estes locais, o volume de chuva representou mais da metade da média de chuva para o mês de outubro.