Economista Daniel Cerqueira assume a Presidência do Instituto Jones dos Santos Neves

Foto: Adriano Zucolotto/Governo-ES

O economista Daniel Ricardo de Castro Cerqueira é o novo diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande em postagem em sua rede social na tarde desta segunda-feira (17). Cerqueira é mestre e doutor em Economia e especialista com projeção internacional na área de Segurança Pública.  Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ele foi cedido ao Governo do Espírito Santo pelo órgão vinculado ao Ministério da Economia.

“O professor Daniel Cerqueira é doutor em economia, conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e coordenador do Atlas da Violência. É reconhecidamente um excelente estudioso e um grande militante na área da segurança pública, além de ser um quadro importante do Ipea e possui uma rede de reconhecimento forte pelo Brasil. Sua chegada irá somar à experiência dos técnicos do IJSN, como o Pablo Lira, que exerceu com muita competência a Presidência neste tempo e também aos demais dirigentes”, afirmou Casagrande.

O novo diretor-presidente do IJSN agradeceu o convite e falou mais sobre a nova função: “Fico muito feliz e honrado com o convite do governador Renato Casagrande e do secretário Álvaro Duboc para assumir esse cargo. Vejo como extremamente nobre a missão do IJSN, que é contribuir com conhecimento científico para aprimorar as políticas públicas, pelo bem da sociedade e dos capixabas. Contribuir para que as pessoas tenham melhores condições de segurança, saúde e educação é muito gratificante. No Instituto, vou me somar a inúmeros pesquisadores de excelência e estou muito animado e feliz com a nova função”, destacou Cerqueira.

A chegada de Cerqueira vai reforçar ainda a atuação do IJSN junto ao Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o qual acompanha desde a implantação da primeira etapa (2011) e o considera um exemplo nacional em política pública na área da segurança e proteção social.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, ressalta o fato de Cerqueira ser uma referência nacional no debate sobre questões relacionadas à Segurança Pública. Segundo ele, o economista vai agregar bastante conhecimento à metodologia do Programa. “Além disso, Daniel possui um perfil que transita muito bem entre a gestão pública, a academia e a sociedade. Acreditamos que cumprirá um papel fundamental na interlocução social e no aperfeiçoamento das políticas públicas do Estado do Espírito Santo”, disse.

Servidor de carreira do IJSN, Pablo Lira, respondia interinamente pela presidência do IJSN desde março deste ano. Com a nomeação de Cerqueira, Lira retoma sua função de Diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto. A Diretoria de Estudos e Pesquisas do IJSN segue sendo conduzida pela também servidora do instituto, a arquiteta e urbanista, mestre em Urbanismo e doutora em Planejamento Urbano e Regional, Latussa Bianca Laranja Monteiro.

Currículo

Daniel Cerqueira: Doutor em Economia pela PUC-Rio. Mestre em Economia pela EPGE/FGV. Bacharel em Economia pela Universidade Santa Úrsula. Foi analista do Banco Central do Brasil (1994-1995). É professor dos programas de MBA da FGV (1995-atual). Desde 1995, é técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea. Foi diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea (2012-2015). Desde 1999, estuda Economia do Crime e Segurança Pública, tendo vários artigos publicados.

É membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e foi research fellow do Crime Working Group do National Bureau of Economic Research (NBER) (2012-2013). Em 2004, recebeu o prêmio Jorge Oscar de Mello Flores para o melhor artigo publicado na Revista de Administração Pública, da FGV. A sua tese de doutorado “Causas e Consequências do Crime no Brasil” recebeu os dois mais importantes prêmios acadêmicos na área de economia no Brasil: o prêmio Haralambos Simeonidis, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia (Anpec) e o prêmio BNDES de Economia.

Leia mais

Luciano pode desbancar Enivaldo, de novo

O ex-prefeito de Barra de São Francisco, Luciano Pereira (PDT), está um pouco sumido, mas permanece vivo na política. Com um cenário cada vez mais...

Alimentos da estação para aumentar a imunidade na pandemia

A alimentação saudável é de grande importância para o fortalecimento da imunidade do corpo, sobretudo no atual cenário de pandemia do novo Coronavírus (Covid...

Ferramenta on-line mostra uso de imóveis pela União

– Foto: Câmara dos Deputados A nova versão do  Painel de Raio-X, do Ministério...

Coopeavi e Bandes firmam acordo para facilitar aquisição de resfriadores por cooperados

A Coopeavi firmou parceria junto ao Banco de...

Leia também

Homem é assassinado a tiros no interior de Vila Pavão

Imagem ilustrativa Um homem de 32 anos foi assassinado a tiros na noite de ontem, no Córrego da Puaia, na zona rural de Vila Pavão. Segundo...

Enivaldo anuncia duplicação do polo industrial para atrair empregos

Já falando como candidato, um dia depois de...

Fome aumenta no Espírito Santo e atinge 425 mil lares, aponta IBGE

  A fome atinge três a cada dez lares do Espírito Santo. Ao todo, são 425 mil domicílios do estado estão em situação de insegurança...

Polícia apreende drogas dentro de uma viatura em Vitória

Uma viatura da Polícia Militar do Espírito Santo foi encontrada com drogas dentro em uma oficina mecânica na Avenida Marechal Campos, em Vitória. De...