Economia da China volta a crescer; PIB apresenta alta de 3,2% no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 3,2% ano a ano no segundo trimestre, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

No primeiro semestre, o PIB ficou em 45,66 trilhões de yuans (US$ 6,53 trilhões), uma queda anual de 1,6% em meio ao impacto da Covid-19.

A produção da indústria primária cresceu 0,9% em termos anuais, enquanto o setor de serviços e a indústria secundária tiveram quedas de 1,6% e 1,9%, respectivamente.

A agência Xinhua informa que a economia chinesa superou gradualmente o impacto adverso da epidemia no primeiro semestre e demonstrou um impulso de recuperação gradual, manifestando ainda mais sua resiliência e vitalidade no desenvolvimento, disse o DNE.

A produção industrial de valor agregado da China, um importante indicador econômico, subiu 4,4% ano a ano no 2º trimestre, pois as fábricas intensificaram a produção em meio ao controle da Covid-19.

O investimento em desenvolvimento imobiliário aumentou 1,9% ano a ano no 1º semestre, após o declínio de 7,7% de janeiro a março.

O índice de produção de serviços da China aumentou 2,3% anualmente em junho, quando as atividades econômicas continuavam a se recuperar.

As vendas no varejo, um indicador de consumo, caíram 3,9% em termos anuais no 2º trimestre. O investimento em ativos fixos caiu 3,1% ano a ano no 1º semestre, diminuindo em relação ao declínio de 6,3% nos primeiros cinco meses.

Os dados de quinta-feira mostraram que o mercado de trabalho da China melhorou ligeiramente em junho, com a taxa de desemprego pesquisado nas áreas urbanas ficando em 5,7%, ou seja, 0,2 ponto percentual menor em relação ao mês anterior.

A porta-voz do DNE, Liu Aihua, disse que não foi fácil para a China conter a epidemia em pouco tempo e reverter uma crise econômica.

Diante da contínua propagação global do vírus, do crescente impacto da pandemia na economia global e dos riscos e desafios externos visivelmente aumentando, a recuperação econômica da China ainda está sob pressão, disse Liu em uma coletiva de imprensa.

Liu previu que a economia da China continuará se recuperando no segundo semestre do ano, impulsionada pela recuperação econômica constante no 1º semestre, pelo rápido crescimento de novas indústrias e modelos de negócios, bem como pelo forte apoio das macropolíticas.

 

Leia mais

RS: Complexo penal deve ser construído em parceria público-privada

Parceria público-privada no Rio Grande do Sul prevê a construção de complexo penal no município de Erechim. Segundo o governo federal, esse é um...

PSDB, PSD e PP de Pancas convocam seus filiados para convenção

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o Partido Social Democrático ( PSD) e o Partido Progressista (PP) do município de Pancas, convoca seus...

MP e polícia fazem buscas em investigação sobre compra de testes de coronavírus

Operação cumpre mandados também em 7 estados. Suspeita é que material de baixa qualidade que pode dar falso resultado negativo tenha sido adquirido com...

Brasil investe mais que a média dos países avançados no combate ao novo coronavírus

Foto: Divulgação O Brasil está investindo mais que a média dos países avançados e quase o dobro do que...

Leia também

“Meu maior incentivador morreu, não deu tempo de ver a vitória”, diz o vereador eleito, Jorge Machado

Morador de Cristalina (DC), Josias Mendes Machado, 65 anos, mais conhecido como Jorge Machado, foi eleito com 306 votos. Pai de Eliete, Nilza, Jacilda,...

Justiça eleitoral define data da diplomação dos eleitos em Barra de São Francisco e Água Doce do Norte

A justiça eleitoral marcou para o dia 15 de dezembro a diplomação dos prefeitos, vice prefeitos e dos vereadores eleitos nos municípios de Água...

Carro é roubado no Centro de Mucurici

imagem ilustrativa Um carro foi roubado na tarde de ontem, terça-feira (01), no Centro de Mucurici. Segundo a PM, as vítimas relataram que haviam sofrido...