Doses de vacina de Oxford contra Covid-19 chegam ao ES

Secretaria de Saúde (Sesa) informou que as 35,5 mil doses do imunizante começarão a ser distribuídas às Regionais e municípios a partir de segunda-feira (25). Voo chegou a Vitória por volta das 9h30 deste domingo (24).

Doses da vacina de Oxford chegaram ao Espírito Santo na manhã deste domingo (24) — Foto: Helio Filho/Secom ES

Doses da vacina de Oxford chegaram ao Espírito Santo na manhã deste domingo (24) — Foto: Helio Filho/Secom ES

O Espírito Santo recebeu, na manhã deste domingo (24), 35,5 mil doses da vacina de Oxford contra a Covid-19. Elas serão utilizadas para contemplar mais 27% dos trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

A previsão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é que as vacinas comecem a ser distribuídas para as Regionais e municípios a partir desta segunda (25).

“São cerca de 33.858 profissionais da população-alvo da Fase 1 da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no Estado. Na última quarta-feira (20) o Ministério da Saúde atualizou a população total de trabalhadores da saúde que deverão ser vacinados. No ES esse público representa 124.416 pessoas”, disse a pasta em nota.

O imunizante foi transportado em um avião da Latam, que saiu às 8h35 do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e chegou a Vitória por volta das 9h30.

Do aeroporto Eurico de Aguiar Salles, na capital capixaba, foram encaminhados à Central Estadual de Rede de Frio, de onde sairão para ser encaminhadas aos municípios.

Doses foram encaminhadas para Central Estadual de Rede de Frio da Sesa — Foto: Helio Filho/ Secom ES

Doses foram encaminhadas para Central Estadual de Rede de Frio da Sesa — Foto: Helio Filho/ Secom ES

O primeiro carregamento com 2 milhões de doses da vacina feita com a farmacêutica AstraZeneca e produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou ao Rio de Janeiro na noite de sexta-feira (22), depois que o governo indiano autorizou as exportações comerciais do imunizante.

A carga vinda da Índia passou por um processo de análise de segurança por parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que liberou, na tarde deste sábado (23), a entrega das doses ao Ministério da Saúde para que elas sejam distribuídas em todo o Brasil.

Este é o segundo lote de vacinas contra a Covid-19 que chega ao Espírito Santo. Na última segunda-feira (18), o estado recebeu 101.320 mil doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, estabelecendo cerca de 48 mil pessoas como população-alvo desta fase inicial de vacinação no Espírito Santo.

Foram priorizados trabalhadores da saúde; pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência; pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em residências inclusivas e indígenas aldeados, em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.

De acordo com as informações mais recentes do Programa Estadual de Imunizações, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), até as 15 horas desta sexta-feira (22), quase 10 mil pessoas já haviam sido vacinadas. O próximo boletim atualizado com o número de vacinados no Espírito Santo será divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na segunda-feira (25).

Segundo o IBGE, o Espírito Santo possuía uma população estimada, em 2020, de 4.064.052 pessoas.

Leia mais

Leia também