Dois casos de hepatite misteriosa em crianças são investigados no Espírito Santo; saiba quais são os sintomas

Compartilhe

Dois casos de uma hepatite misteriosa em crianças são investigados pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa).

No mundo, mais de 200 casos foram identificados, especialmente na Europa. Nos Estados Unidos, 109 estão sob investigação. Na quinta-feira (5), Argentina e Panamá reportaram um primeiro caso cada.

No Brasil, o Ministério da Saúde informou que está monitorando casos suspeitos.

Segundo o órgão estadual, a princípio os casos suspeitos no ES estão estáveis e não apresentam as mesmas características que são observadas em outros países.

Não foram divulgados pela Sesa os dados dos pacientes investigados, como idade e o município. A secretaria afirma, contudo, que a nova forma da doença, apesar de classificada como infantil, pode alcançar jovens de até 18 anos.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por diversos fatores, desde infecções virais até consumo excessivo de álcool, alguns medicamentos e substâncias tóxicas. Os principais vírus que causam hepatite são A, B, C, D e E. Há ainda as hepatites autoimunes, que são doenças crônicas em que o próprio sistema imunológico do indivíduo ataca as células do fígado, causando inflamação e alteração da função do órgão.

A hepatite súbita e grave em crianças saudáveis é considerada incomum. Tanto que ela não está relacionada a qualquer um dos tipos comumente causadores da doença. Resultados preliminares dos casos de hepatite de etiologia desconhecida investigados até o momento apontam que não há relação da doença com a vacinação contra a Covid-19.

Os sintomas da nova forma da doença, a princípio, são os mesmos de uma hepatite comum (A, B, C, D e E). A origem da inflamação ainda permanece sem respostas, mas atinge de forma principal o fígado.

É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sintomas característicos de hepatite aguda nas crianças, como vômitos, diarreias, náuseas, dor abdominal e pele e olhos amarelados. Se houver qualquer suspeita, elas devem ser imediatamente levadas a um serviço de saúde para que possam ser avaliadas e tratadas de forma adequada.

Além dos sintomas comuns, a pediatra e pesquisadora de doenças infecciosas Filomena Alencar alerta para os pais ficarem atentos também com alguns outros sintomas específicos, que podem indicar um quadro mais grave da doença.

“O que chama atenção para o quadro que deve levar imediatamente a procura por assistência médica para as crianças é a icterícia, que é o amarelo que aparece na pele. Para os pais é mais fácil reconhecer pelo branco do olho, que fica amarelo. A urina fica escura e as fezes podem ficar claras. Pode, também, dar sintomas respiratórios. O quadro é raro, é algo novo”, disse a médica.

Filomena também chama atenção para o fato de até o momento a nova forma de hepatite não ter tratamento específico, já que o agente responsável pela inflamação ainda ser desconhecido.

“Não existe um tratamento ainda para esse tipo de hepatite, até porque a investigação para descobrir qual é o agente é muito importante para que a gente tenha certeza do que deve fazer. Se for adenovírus, não tratamos, fazemos observações, cuidamos para não infecctar e, se evoluir para um quadro grave, deve ir para um centro de referência”, concluiu Filomena.

 

A hepatite é uma doença que afeta o funcionamento do fígado — Foto: Divulgação

A hepatite é uma doença que afeta o funcionamento do fígado — Foto: Divulgação

Leia também

Presidente participa da Marcha para Jesus em Curitiba

O presidente Jair Bolsonaro participou neste sábado (21), em Curitiba, da Marcha para Jesus. O evento organizado por grupos evangélicos...

Rússia e China usam bombardeiros para dar recado militar a Biden

IGOR GIELOW SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A China e a Rússia deram um recado militar ostensivo aos...

NORDESTE: Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais 14 cidades

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta segunda-feira (23), a situação de...

Polícia Federal faz operações contra estudantes capixabas suspeitos de fraude no CadÚnico

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (26) 16 mandados de busca e apreensão contra estudantes de medicina suspeitos de falsificar...

FREPER: Mercado de carbono e reforma tributária são pautas prioritárias

A Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis (Freper) lançou, nessa quarta-feira (25), uma...

Reconstrução da passarela do bairro Vila Landinha em Barra de São Francisco será entregue nos próximos dias

Falta poucos detalhes para que a reconstrução da passarela sobre a ponte do bairro Vila Landinha, e por...