Dois candidatos a prefeituras do Espírito Santo são detidos no domingo de eleição

A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Um novo balanço deve ser feito no início da noite, após o fim das votações.

Coronel Alexandre Ramalho, secretário de Segurança do ES, fala sobre as ocorrência neste domingo de eleição — Foto: Reprodução

Por Maíra Mendonça, G1 ES

Dois candidatos a prefeituras do Espírito Santo foram detidos na manhã deste domingo (15) por suspeita de fazer boca de urna e espalhar material de campanha. A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Um novo balanço deve ser feito no início da noite, após o fim das votações.

Um dos detidos foi o candidato a prefeito em Cariacica Ivan Bastos (MDB). A prisão foi realizada pela Força Nacional, no bairro Nova Rosa da Penha.

De acordo com o secretário estadual de Segurança, coronel Alexandre Ramalho, Bastos estava com material de propaganda dentro de um carro, dando a entender que estava fazendo boca de urna.

A outra detenção aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado. O candidato a vice-prefeito Osmar da Silva (Solidariedade) foi detido pela Polícia Militar em flagrante por entregar material de campanha na rua.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Leonardo Rabello Feyo, ao todo, oito pessoas foram presas no Espírito Santo por suspeita de fazer boca de urna até o fim da manhã. Além de Cariacica e de Cachoeiro, houve registro de ocorrências também em Vila Velha.

Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, todos os detidos, incluindo os candidatos às prefeituras, assinam um termo circunstanciado e são liberados da delegacia no mesmo dia.

Procurado pelo G1, o candidato a vice de Ivan Bastos (MDB), Benizio Lázaro, contou que Bastos fazia compras em um supermercado quando foi detido.

“Ele estava no supermercado comprando carne para fazer almoço e, ao sair do supermercado, foi abordado por algumas pessoas para fazer a prisão, porque o carro dele estava adesivado e tinha material dentro do carro por causa da campanha da semana”.

Benízio disse ainda que não tem mais informações sobre o caso e que preferia não se posicionar oficialmente por enquanto.

O G1 também tenta contato com a defesa de Osmar da Silva.

Já em relação às dificuldades enfrentadas pelos eleitores para justificar o voto por meio do aplicativo e-Título, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, explicou que o problema decorre de um grande volume de acessos ao aplicativo.

Ele recomendou que a população continue fazendo tentativas, mas lembrou que a justificativa por meio do e-Título só pode ser feita até as 17h deste domingo e apenas por pessoas que estiveram fora de sua cidade de votação, já que o aplicativo usa um sistema de georreferenciamento que indica a localização do eleitor.

Samuel Meira afirmou que, das 7.400 urnas que estão sendo utilizadas em todo o estado, 40 apresentaram problemas, dentro da normalidade. Delas, apenas 13 precisaram ser substituídas.

Ao todo, 1.200 urnas extras estão disponíveis para serem usadas em caso de necessidade de substituição. “O TRE está completamente preparado, estruturado e organizado para enfrentar todas as dificuldades que surgirem”, destacou Meira.

Leia mais

Brasil tem mais de 390 mil pessoas recuperadas do coronavírus

  O Brasil registrou, na terça-feira (9), o total de 311.064 casos de pessoas curadas do novo coronavírus (Covid-19). As informações foram atualizadas às 18h45,...

Dr. Haylmer explica porque Barra de São Francisco não precisa de hospital de Campanha nesse momento

O médico francisquense Dr. Haylmer Alves de Melo conversou com Gustavo Lacerda, no Programa Mais Saúde (antigo Programa Saúde Nota 10), sobre a possibilidade do...

Aderes inicia Ciclo de Formação para Empreendedores da Economia Solidária

Os empreendedores da Economia Solidária iniciam, nesta quinta-feira (27), a primeira etapa do Ciclo de Formação “Viver na Prática”. O tema escolhido para a...

Dois presos pela policia com drogas na rodovia Frachiani a Pancas

A policia militar da 3ª Cia do 8º BPM de Colatina, aprendeu indivíduos com drogas na rodovia que liga Frechiani a Pancas, no Noroeste...

Leia também

Encontro Alagoano de Gestores Eleitos tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Encontro Alagoano de Gestores Eleitos, realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em parceria com a Confederação Nacional...

Estimativa de receita do Fundeb para 2020 cai em 6,5%

A nova estimativa da receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) sofreu redução...

Pesquisa da Fiocruz aponta número elevado de mortes em domicílios do Rio de Janeiro

Pesquisa da Fiocruz mostra que, entre abril e setembro, a cidade do Rio de Janeiro apresentou 27 mil mortes acima do esperado, se comparado...

São Paulo recebe um milhão de doses da vacina para combate à Covid-19

O estado de São Paulo recebeu, nessa quinta-feira (03), 600 litros a granel da vacina Coronavac, que correspondente a um milhão de doses para...