Doações de instituições parceiras auxiliam na prevenção à Covid-19 em unidades prisionais do Estado

Desde o início da pandemia, diversas doações de instituições públicas e privada foram recebidas pela Secretaria da Justiça (Sejus), a fim de auxiliar nas ações de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19) no sistema prisional. A doação de 78 máquinas de corte e costura para que os detentos possam fabricar máscaras descartáveis foi uma dessas ações, em uma parceria com a ArcelorMittal Tubarão.

A lista de doações inclui também 1.050 protetores faciais (face shield), doados pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), além de unidades de álcool 70%, máscaras e sabonete líquido para higienização das mãos, entregues pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Desde o mês de abril, máscaras descartáveis são produzidas em larga escala por internos do sistema prisional para atender os servidores da segurança pública do Estado. A produção atinge 290 mil máscaras, por mês. Segundo a gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, Jennifer Coronel, desde que foram registrados os primeiros casos do novo Coronavírus no Espírito Santo, a empresa tem buscado contribuir com a sociedade capixaba no enfrentamento à doença de diversas formas, por meio de parcerias com órgãos públicos.

“A iniciativa, além de ajudar os profissionais da área de segurança de todo o Estado que receberão as máscaras, também é uma forma de estimular o trabalho prisional, agregando à ressocialização valores como solidariedade e responsabilidade social, que são especialmente importantes para a nossa empresa e muito necessários para toda a sociedade, principalmente diante de momentos como este que estamos vivendo”, afirma.

A Ufes também doou 1.050 protetores faciais para auxiliar as ações de prevenção ao Covid-19 nas unidades prisionais. O equipamento é produzido pela universidade, ação coordenada pelos professores do Centro Tecnológico e do Centro de Ciências Exatas, em parceria com instituições privadas.

Servidores da Penitenciária de Segurança Média 1 já utilizam os equipamentos, que devem ser higienizados a cada uso. Para a inspetora penitenciária Rejane Cunha Marcos Coelho, a ferramenta é de suma importância para diminuir os riscos de propagação da doença entre servidores e a massa carcerária.

“A utilização dos equipamentos de proteção, como o Face Shield e demais EPI’s, diminui os riscos de propagação da doença e nos protege mutuamente. Temos o dever e, principalmente, a responsabilidade de usar e salvar a nossa vida e a vida dos que nos cercam”, ressalta a inspetora penitenciária.

Já o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) tem realizado diversas entregas ao sistema prisional capixaba, como o envio de 50 mil máscaras descartáveis, 642 unidades de 500 ml de álcool 70% e 74 galões de cinco litros de sabonete líquido para higienização das mãos. Os materiais foram distribuídos em todas as 35 unidades prisionais do Estado. Nesta semana, mais 128 mil máscaras descartáveis e 24 mil aventais serão entregues à Sejus pelo órgão federal.

Para a subsecretária de Estado de Ressocialização da Sejus, Roberta Ferraz, essas medidas têm contribuído para o controle da doença no sistema prisional. “A nossa preocupação sempre foi garantir, tanto para nossa equipe quanto aos internos, rotinas e instrumentos que contribuam com a higiene e prevenção da doença. Estabelecemos um protocolo, seguido pelas unidades, e além das ações de enfrentamento à doença realizadas pelo Estado, contamos também com o apoio de diversos parceiros que ajudaram a nos equipar para enfrentar o vírus. Estamos bem estruturados para prevenir e garantir o atendimento aos internos e servidores”, destaca.

Doação de tecidos

A Associação de Prevenção e Assistência aos Dependentes de Drogas (APADD) realizou nesta semana a doação de quatro fardos de tecidos à Sejus. A instituição filantrópica é parceira da secretaria na oferta de emprego aos internos, contribuindo para ações de reintegração social.  A matéria-prima será utilizada pelo Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aracruz e Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), nas fábricas de confecção de máscaras de tecido, que serão distribuídas aos servidores e sociedade.

 

Leia mais

Governo entrega Cartão de Reconstrução ES em mais seis municípios

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grilo, participou, na última...

Bares e restaurantes do Espírito Santo já demitiram 13,5 mil funcionários

Cerca de 13,5 mil funcionários de bares e...

Polícia apreende drogas em Piúma

Na tarde do último domingo (28), policiais militares...

Número de mortes por coronavírus no ES sobe para 17

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), confirmou,...

Leia também

Sem acesso a crédito, setores de comércio e serviços travam investimentos em SC

A pandemia de covid-19 tem causado forte impacto na vida de quem depende do próprio negócio para sobreviver em Santa Catarina. Em Criciúma, Marilea...

Reinfecção assusta médicos: brasileira recuperada foi novamente contaminada pelo Coronavírus

Um quadro de reinfecção por covid foi identificado em uma profissional de saúde de Ribeirão Preto. Os pesquisadores identificaram a recorrência da doença em...

Suspeito de esfaquear vizinho por causa de som alto é preso em Vitória

Crime ocorreu em junho, no bairro Inhanguetá. Segundo a polícia, ele confessou o crime, mas afirmou que agiu em legítima defesa. Um homem de 30...

Larápios arrombam estabelecimento comercial no centro de Água Doce do Norte

O comerciante Aécio Vieira Ribeiro, proprietário de um hortifrúti no centro de Água Doce do Norte, na manhã de quarta-feira (05/08/2020), quando chegou para...