Doação de leite humano: mês dedicado ao tema ganha programação especial

Compartilhe

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Rede Capixaba de Banco de Leite Humano (RBLH), iniciou neste mês de maio as programações para o mês de doação de leite humano. Com o tema “Doação de Leite Humano: gotas de amor para um mundo melhor”, a campanha tem nesta sexta-feira (13) a web palestra nacional “Atuação interprofissional no Banco de Leite Humano: avanços científicos e tecnológicos na promoção da saúde materno infantil”. Os interessados podem acompanha-la pelo canal de Youtube oficial da RBLH, a partir das 8h.

Ainda na sexta-feira (13) acontecerá uma apresentação com o tema de “Sessão Experiências Exitosa no Espírito Santo — Política de fornecimento de fórmulas infantis e a rede capixaba de banco de leite humano: uma parceria em prol da amamentação”. A apresentação também será on-line, no canal oficial da Rede, pelo Youtube, a partir das 10h.

De acordo com a coordenadora da Área Técnica da Saúde da Criança, a médica pediatra Edna Vaccari, promover ações exclusivas sobre a doação de leite humano dá uma visibilidade maior aos Bancos de Leite Humano e oportuniza a captação de potenciais doadoras de leite.

“Os estoques de leite humano estão baixos nos Bancos de Leite e são muitos os bebês internados em unidades neonatais, impossibilitados de serem amamentados por suas próprias mães. A doação do leite materno é importante para os bebês internados e ajuda suprir a necessidade nutricional com melhor recuperação e a possibilidade de uma vida mais saudável”, informou a Vaccari.

A coordenadora do Banco de Leite do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Morais (Hucam), Mônica Barros de Pontes, ressalta que neste mês de doação de leite materno é fundamental agradecer todas as mães que se solidarizam pela causa.

“Agradecer e acolher às mães que se solidarizam é essencial para estabelecer o processo de amamentação e incentivar e apoiar o aleitamento materno exclusivo e oportuno por dois anos ou mais. É importante lembrar que, a identificação precoce de potenciais doadoras também ajuda a prevenir o desmame precoce, principalmente pelas complicações nas mamas, em função do excesso de leite”, destacou Mônica Barros de Pontes.

Bancos de Leites

O Espírito Santo conta com cinco Bancos de Leite Humano, dois postos de Coleta, além de salas de apoio para a amamentação e doação de leite humano. O longo de todo ano, municípios capixabas realizam grupos educativos com gestantes e nutrizes na Rede de Atenção Primária à Saúde.

Em 2021, foram coletados 4.096 litros de leite humano, de 2.689 doadoras que puderam atender cerca de dois mil recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal do Estado.

 

Onde doar

Para doar, a lactante não precisa sair de casa, basta telefonar para o BLH mais próximo de sua residência e agendar a visita no domicílio. Uma equipe irá se deslocar até a residência para fazer o cadastro, deixar os frascos esterilizados, a etiqueta e orientações de como massagear as mamas para retirar, armazenar e congelar o leite humano.

– Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Morais (Hucam) – Referencia Estadual;

Tel: (27) 3335-7515 / (27) 33357424

– Banco de Leite Humano (BLH) do Estado no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba);

Tel: (27)3636-3151.

– Banco de Leite Humano Santa Casa de Misericórdia de Vitória (SBCJ);

Tel: (27)3212-7246

– Banco de Leite Humano no Hospítal da Polícia Militar (HPM);

Tel: (27) 3636-6568

– Banco de leite do Hospital Maternidade São José em Colatina (HMSJ);

Tel: : (27)2102-2144

 

Clique aqui e acesse o canal no Youtube da Rede

 

Leia também

CÂNCER: Exame de mama deve ser realizado a partir dos 40 anos, recomenda SBM

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a realização do exame de mama a partir dos 40 anos....

Bolsonaro dobra número de viagens em 2022 e acumula eventos com perfil eleitoral

MARIANNA HOLANDA, MATHEUS TEIXEIRA E LUCAS MARCHESINI - BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi ao município...

ES: assaltante rende funcionários de supermercado e acaba sendo agredido pela população

Um assaltante rendeu funcionários de um supermercado e de uma padaria na tarde desta terça-feira, em Vila Velha,...

Após denúncia, polícia prende suspeitos com armas em Barra de São Francisco

Na tarde deste domingo (22), o COPOM de Barra de São Francisco recebeu inúmeras ligações de moradores do...

Polícia Civil recupera celular roubado na zona rural de Jaguaré

Polícia Civil recupera celular roubado na zona rural de Jaguaré

Domingo ainda registra temperaturas baixas, mas frio perde força

Depois da última semana em que uma massa de ar polar derrubou as temperaturas em todo o país,...

Bruno Soares sobra na estreia de duplas do Torneio de Roland Garros

O mineiro Bruno Soares avançou à segunda rodada de duplas do Torneio de Tênis de Roland Garros, em...