Do café à cerveja artesanal: feira no Espírito Santo promove experiências no campo

Compartilhe

Mais que uma visita, uma experiência que envolve os sentidos. Este é o objetivo da RuralturES 2021, a Feira Estadual de Turismo Rural. O evento acontece entre os dias 25 e 28 de novembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas capixabas, com foco no turismo de experiência.

A proposta da Feira, com entrada gratuita, é fazer o público experimentar o turismo rural de diferentes maneiras. Durante os quatro dias de programação, estão previstos 50 estandes com expositores, praça gastronômica, fazendinha, arena para aulas-show transmitidas pela internet, ciclismo virtual e outras atrações pautadas pela segurança em tempos de pandemia.

“Todo o evento foi pensado na promoção do agroturismo e em sua vivência, a integração com o local. Vamos lançar, durante a Feira, três novos produtos: a visitação a propriedades que produzem cafés especiais; a visitação a cervejarias artesanais e, ainda, traremos a expedição tropeira, com a possibilidade de resgatar a cultura do Estado”, conta Pedro Rigo, superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).

Desta forma, os visitantes poderão degustar e conhecer o processo de produção do café e da cerveja bem de perto. A ideia, segundo Rigo, é fortalecer a criação de roteiros com a participação de propriedades produtoras de café e cervejarias que já fomentam negócios numa rota informal.

O prefeito de Venda Nova, Paulinho Minete, a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, e o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, com tropeiros da Expedição no lançamento oficial da RuralturES 2021 — Foto: Leandro Fidelis/Asscom RuralturES

O prefeito de Venda Nova, Paulinho Minete, a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, e o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, com tropeiros da Expedição no lançamento oficial da RuralturES 2021 — Foto: Leandro Fidelis/Asscom RuralturES

Em maio deste ano, os Cafés das Montanhas do Espírito Santo conquistaram o selo de Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Além disso, o movimento cervejeiro vem crescendo em todo o Estado (em 2019, o número de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura aumentou 100% no ES).

Uma das expositoras será a Cervejaria Altezza, que produz 11 estilos de cerveja, para os quais são utilizados maltes especiais, lúpulos e leveduras importados e a água puríssima da montanha. Regina Grasselli comemora a oportunidade para as empresas locais. “Toda a equipe se sentiu lisonjeada ao ser convidada para participar da RuralturES, devido a este ser um evento de visibilidade nacional que muito contribui para o desenvolvimento do agroturismo regional e a valorização dos produtos artesanais capixabas”.

“OPORTUNIDADE PARA VALORIZAR OS PRODUTOS”

Uma realidade vivida durante a pandemia foi o fortalecimento do turismo interno. No início da pandemia, a demanda por voos nacionais caiu mais de 90% em relação a 2019. Em vez de longas viagens, as pessoas optaram por “escapar” da rotina, o que gerou novos modelos de turismo no Estado.

“A RuralturES 2021 está conectada à nova demanda do mercado, um turismo interno aquecido, e nada melhor do que colocar à mostra o que se pode encontrar no Espírito Santo. Não só as experiências gastronômicas, mas tudo mais que se pode aproveitar”, afirma Pedro Rigo, que destaca a Feira como uma oportunidade para os empreendedores rurais valorizarem seus produtos.

“Todos podem agregar valor aos seus produtos. Queremos mostrar alternativas ao homem do campo, que eles podem fazer mais do que cultivar alimentos com baixo valor. Eles podem fortalecer seus negócios”.

EXPEDIÇÃO TROPEIRA RESGATA CULTURA CAPIXABA

Após hiato de um ano por causa da pandemia em 2020, a Expedição Tropeira está de volta à RuralturES 2021. Uma comitiva com 20 tropeiros vai percorrer trechos da Rota Imperial e chegar na abertura da Feira Estadual de Turismo Rural, no dia 25, em Venda Nova do Imigrante.

Serão 140 km de aventura, cultura e diversão durante cinco dias, resgatando trechos do caminho histórico na região Sul-Serrana capixaba.

Para o público da RuralturES conhecer mais o modo de vida que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Sul do Estado, o Paiol do Nonno será transformado no “Rancho do Tropeiro”. Será mais uma atração com foco no turismo de experiências, tema da Feira que vai até 28 de novembro com entrada gratuita.

ATENÇÃO A TODOS OS PROTOCOLOS SANITÁRIOS

O cumprimento aos protocolos sanitários norteou o planejamento do evento, tanto nos atrativos quanto na distribuição espacial, para garantir a segurança dos participantes.

Todos os protocolos sanitários serão adotados, como distanciamento social (facilitado por corredores e estandes maiores), fluxo direcionado de pessoas, uso constante de máscara, distribuição de álcool em gel e outras medidas.

A realização da RuralturES 2021 é do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Sebrae/ES, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.

SERVIÇO

Leia também

Embratur, MTur e Iphan se unem para divulgar e promover os patrimônios históricos do Brasil no exterior

O Governo Federal, por meio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o Ministério do Turismo...

Medidas de simplificação buscam incentivar setor aéreo nacional

O setor aéreo brasileiro ganhou um impulso a partir da publicação da Lei nº 14.368, que atualiza a...

Novas tarifas de água e esgoto deixam conta de água mais cara

  A Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) publicou, nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial...

Respiradores

Olá, gente! Eu sou Fabi Costa, e estamos aqui para mais um episódio do podcast Onde tem SUS, tem...

Punido por sinalizador, Richarlison perde estreia do Tottenham no Inglês

Os fãs de Richarlison e dos Spurs vão precisar esperar mais do que o planejado para ver a...

Operação da PF contra roubo de encomendas postais prende uma pessoa no Espírito Santo

A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (7), a Operação Nuntio, que cumpriu um mandado de prisão e um...

Festa do Produtor Rural de Jaguaré começa nesta quinta-feira (30)

  Começa nesta quinta-feira (30), a 29ª Festa do Produtor Rural de Jaguaré e a 4ª Feira de Agronegócios. O...

Câmara aprova lei que estabelece plantões farmacêuticos em Barra de São Francisco

A Câmara Municipal aprovou, na noite desta segunda-feira, 4, em sessão ordinária, a Lei 1279, de 20 de...