DIVERSÃO EM PAUTA: “It: Capítulo 2” vai além do terror e explora o sentimento de amizade

O Clube dos Otários está de volta. Desta vez, 27 anos após derrotarem o assustador palhaço Pennywise pela primeira vez. Em “It: Capítulo 2”, acompanhamos o reencontro do grupo de amigos na velha cidade Derry, no Maine, lugar onde passaram a infância vivida no primeiro filme.

Ainda em 1989, uma promessa foi feita. Não importa onde estivessem, se algum dia Pennywise voltasse, o clube se reuniria novamente para derrotar A Coisa, como eles chamavam, de uma vez por todas. Agora adultos, eles precisam retornar ao lugar que, durante todos esses anos, lutaram para esquecer.

Com quase 3h de duração, “It: Capítulo 2” foca muito mais na relação entre os membros do Clube dos Otários, do que no terror em si. O primeiro ato é destinado completamente ao reencontro dos amigos, o que pode fazer com que o início do filme tenha um ritmo mais lento.

O clima das cenas iniciais é passado ao público exatamente da mesma forma e ordem em que atinge os personagens: a felicidade de estarem juntos, o receio do que possa acontecer, e a triste certeza de que nem todos conseguiram lidar com o passado.

Durante todo o filme, somos levados a flashbacks de cada personagem individualmente. Essas transições de tempo serviram não apenas para o contexto narrativo, mas para voltarmos à sensação de nostalgia que tanto agradou ao espectador no primeiro filme.

São nestes momentos, também, que temos a confirmação da ótima escalação do elenco principal. Além de serem fisicamente parecidos, os atores veteranos conseguiram perfeitamente manter a essência de cada membro do Clube dos Otários. Já a sintonia entre eles demora um pouco para acontecer, mas logo encontra um equilíbrio no decorrer da narrativa.

Em relação ao terror, “It: Capítulo 2” mantém a sua fórmula, misturando o gênero com um alívio cômico. A maioria dos sustos são previsíveis e as cenas que envolvem A Coisa são utilizadas mais a favor da agonia, do que do medo.

Pennywise é uma criatura complexa que pode tomar diversas formas, não apenas a de um palhaço, e esse é um dos pontos mais interessantes explorados pelo filme. Porém, a sua origem ainda não fica completamente clara, apesar das tentativas de esclarecimento no roteiro.

Com o encerramento da jornada dos personagens, temos cada vez mais a certeza de que ambos os filmes “It” não se resumem a apenas um terror. Suas histórias são, acima de tudo, sobre ir além do medo e encontrar coragem no apoio de um grupo de desajustados. No fim, tudo se resume à amizade.

“It: Capítulo 2” entra em cartaz nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 5 de setembro

Reportagem, Poliana Fontenele

Foto: Observatório do Cinema

Leia mais

Enem Digital: instituições interessadas em aplicar a prova devem se cadastrar até domingo (30)

Vai até o próximo domingo (30) o prazo para que as instituições interessadas em aplicar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) Digital preencham...

Coopeavi vai disponibilizar dois mil acessos a cursos online gratuitos

Neste sábado (04), cooperativistas de todo o país...

Centros de Atendimento e Capacitação às Pessoas Surdas criam tutoriais em Libras para facilitar a aprendizagem on-line

Com o objetivo de adequar as aulas não presenciais às necessidades da educação dos alunos surdos...

Adiamento das eleições municipais é aprovado no Senado

O Senado aprovou nesta terça-feira (23) uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que adia as eleições municipais este ano. O texto prevê que...

Leia também

Espírito Santo chega a 3.485 mortes e 118.218 curados com 128.265 casos confirmados de Covid-19

O Espírito Santo registrou, até esta quinta-feira (24), 3.485 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 128.265. O índice de letalidade...

Data dos desfiles do carnaval de Vitória será definida em reunião no próximo dia 15

"Os presidentes das escolas capixabas querem fazer carnaval, mas não sabemos se será em fevereiro ou se precisará ser em outra data", declarou o...

Governo do Espírito Santo retira restrições para ensino fundamental e retoma atividades do ensino médio em outubro

Decisão para o ensino fundamental passam a valer a partir do dia 5 de outubro. Ensino médio estadual volta com atividades presenciais a partir...

Caminhão de mamão tomba na BR-101 em Ibiraçu e deixa motorista preso às ferragens

Um caminhão carregado com mamão tombou, nesta quarta-feira (23), na BR 101, em Ibiraçu. O acidente foi na altura do km 212. O condutor...