Diretores e supervisores participam de formação do Programa Educar pra Valer

Compartilhe

 

Aconteceu nesta terça-feira (15), o primeiro módulo da formação do Programa Educar pra Valer (EpV) para os gestores escolares das unidades de ensino de Nova Venécia. O encontro foi no formato on-line e conduzido pela formadora do Programa.

Esta formação vai acontecer durante o primeiro semestre deste ano e conta com quatro módulos, que abordarão temas diversificados com foco no desenvolvimento de competências e habilidades, que apoiem a criação de um ambiente propício na escola, para a melhoria das práticas de sala de aula e para a aprendizagem de todos os alunos.

“Este momento representa um grande espaço para que os diretores e supervisores consigam refletir acerca de suas próprias práticas e busquem respostas e caminhos que os levem à superação dos desafios, para que a escola consiga cumprir, de forma eficaz, sua função social”, disse a especialista.

“Esta é mais uma fase do nosso compromisso em recuperar a defasagem na aprendizagem dos alunos da nossa rede. É importante que todos estejam engajados de forma igual para que possamos, em um espaço curto de tempo, fazer com que nossos alunos aprendam a ler, a escrever, a contar com excelência”, ressaltou a secretária de Educação, Wanessa Zavarese Sechim.

Um planejamento foi criado pela equipe de técnicos da Seme para traçar as ações a serem executadas em parceria com o EpV. Dentre elas, a Avaliação de Fluência em Leitura que permitiu nortear o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) e o Assessoramento Pedagógico.

Programa Educar pra Valer

Instituído pela Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann, o Programa Educar pra Valer (EpV) tem como propósito prestar assessoria técnica gratuita aos municípios partícipes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão. O programa trabalha de forma conjunta com o município tendo por objetivo melhorar o rendimento e desempenho dos alunos e também desenvolver nas equipes das Secretarias de Educação e Escolas a mesma cultura de comprometimento e foco na aprendizagem dos alunos ao longo de quatro anos.

A Secretaria Municipal de Educação, ainda em 2021, manteve contato com a ONG Espírito Santo em Ação, que desenvolve um acompanhamento de projetos educacionais no Estado e, na ocasião, apresentou o Programa Educar pra Valer (EpV) ao prefeito de Nova Venécia, que participou do Edital e de uma entrevista, com critérios rigorosos de seleção, e teve a adesão ao programa aprovada.

Leia também

Idoso é atropelado por carro em Boa Esperança

  Um idoso foi atropelado por um carro que saia de uma garagem, na manhã desta segunda-feira, dia 08,...

Espírito Santo abre mais de 300 vagas em cursos de qualificação gratuitos na área de Turismo: veja como se inscrever

    Alunos em aula de curso de qualificação oferecido pela Secretaria de Turismo (Setur) — Foto: Setur/Divulgação O governo do...

CEARÁ: investimentos privados ampliam serviços de saneamento em municípios do estado

As operadoras privadas de saneamento possuem, até o momento, 199 contratos firmados no Brasil, entre as modalidades de...

Serviço de fisioterapia municipal fecha mês de julho com 2.427 atendimentos

O Serviço de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou 2.427 atendimentos no mês passado, informam o...

Produção obrigatória de energia a partir de gás natural pode gerar impacto de R$ 86,7 bilhões sobre o custo da eletricidade

A obrigatoriedade da produção de 8 gigawatts (GW) de energia a gás natural pode gerar um impacto de...

Carro é recuperado após ser roubado de residência no interior de Boa Esperança

Uma residência foi assaltada na tarde desta quarta-feira, dia 10, no Córrego da Garrucha, zona rural de Boa...

Neste sábado tem lançamento da biografia do Padre Luiz Carlos Meneguetti

Acontece neste sábado, 13 de agosto de 2022, o lançamento da biografia do Padre Luiz Carlos Meneghetti. O evento...