Diretores e supervisores escolares passam por segunda formação do Programa Educar pra Valer

Compartilhe

 

A Secretaria Municipal de Educação promoveu, na terça-feira (19), a segunda formação para diretores e supervisores escolares do ensino fundamental anos iniciais do Programa Educar pra Valer (EpV). O encontro aconteceu no formato virtual, pela manhã e à tarde, para atender os profissionais dos dois turnos de trabalho.

A abertura da formação foi feita pela assessora pedagógica da Seme, que estava reunida com a equipe no auditório da Secretaria Municipal de  Educação, e conduzida pela especialista em gestão pedagógica do Programa  Educar pra Valer, via plataforma Zoom, com os demais participantes.

Na pauta, a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, documento aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em maio de 2021, que define as dez competências gerais do gestor escolar e se desdobram em 17 competências específicas de quatro dimensões: político-institucional, pedagógica, administrativo-financeira, e pessoal e relacional.  Segundo os estudos feitos pelo Programa Educar pra Valer, a Matriz fortalece a rotina das escolas eficazes.

Os Indicadores da Educação Básica (Ideb): avaliação de desempenho (aprovação, abandono, proficiência), e analfabetismo escolar, processos de avaliação, análise de resultados e o planejamento pedagógico também foram temas abordados durante a capacitação.

Um momento específico da formação denominado “Fiz e Recomendo” foi reservado para que diretores escolares e supervisores partilhassem experiências exitosas vivenciadas pelas unidades de ensino a fim de diminuir a infrequência dos estudantes e posteriormente se transformarem num portfólio.

“Os diretores e supervisores escolares aprenderam a analisar os resultados das avaliações internas e externas e como realizar as intervenções pedagógicas com foco nas dificuldades de aprendizagem dos alunos”, disse a coordenadora do ensino fundamental anos iniciais da Seme.

Leia também

Brasil: casal morre após colocar churrasqueira no quarto para se proteger contra o frio

Um casal foi encontrado morto na manhã desta desta quinta-feira (19) em Nova Ponte. A suspeita é de...

Semana Nacional de Museus começa no Rio com extensa programação

A 20ª Semana Nacional de Museus começou hoje (16), no Rio de Janeiro, com o lançamento, em formato...

Polícia Ambiental destrói mais de 200 gaiolas apreendidas em Barra de São Francisco e cidades vizinhas

A equipe da Polícia Militar Ambiental em Barra de São Francisco, em defesa da vida e do meio...

Guardiola diz que Manchester City dará a vida pelo Campeonato Inglês

O técnico do Manchester City, o espanhol Pep Guardiola, disse que seu time está pronto para “dar a...

Estados e municípios recebem R$ 7,67 bi do governo por arrecadação com leilão do pré-sal

Estados e municípios receberam, nesta sexta-feira (20), repasse de R$ 3,67 bilhões do Governo Federal pela arrecadação com...

MARCO DO CÂMBIO: Especialistas pedem rápida regulamentação para facilitar adaptação

Sancionado no fim do ano passado, o novo marco legal do mercado de câmbio (Lei 14.286/2021) promete modernizar,...

Putin ameaça com ‘resposta’ se Finlândia e Suécia entrarem na Otan

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira (16) que haverá uma "resposta"...