Diretor do Rally Cerapió fala sobre o desparecimento do piloto capixaba Daniel Santos, de Nova Venécia

Compartilhe

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o diretor geral do 35º Rally Cerapió, Ehrlich Cordão, falando sobre o desaparecimento do piloto veneciano, Daniel Santos, de 36 anos.

No vídeo, Ehrlich estava em uma trilha por onde as motos passaram próximo à Serra do Juá, em uma comunidade chamada Sumaré, há cerca de 60 quilômetros da cidade de Luis Correia (PI).

No momento do vídeo, ele disse que a equipe de resgaste era formada por bombeiros do município de Parnaíba (PI), enfermeiro e profissionais da prova.

Desparecimento de Daniel

O piloto veneciano de motocross, Daniel Santos, de 36 anos, desapareceu durante quarta-feira, dia 26, quando participava do Rally Cerapió 2022, evento que acontece entre os estados do Piauí e Ceará. As equipes de resgate da prova e o Corpo de Bombeiros do Piauí e do Ceará estão fazendo buscas para localizá-lo.

Segundo a organização do Rally Cerapió, as buscas acontecem na região das cidades de Viçosa do Ceará e Cocal, no Piauí, nas localidades Buíra, Juá dos Vieiras, Padre Vieira e Brejinho.

A equipe de resgate da prova está na trilha e realiza as buscas desde às 23h de quarta-feira. A Secretaria de Segurança do Ceará foi acionada e juntou às buscas os bombeiros, policiais militares e civis, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e canil.

O RALLY

O rally, que é a primeira etapa do Campeonato Brasileito de Enduro de Regularidade, começou na última segunda-feira (24), com saída da cidade de Caucaia (CE), e termina hoje, em Barreirinhas (MA).

No primeiro dia, os pilotos fizeram o trecho de Caucaia até Jijoca de Jericoacoara (CE), um total de 345 quilômetros. Já na terça-feira (25), o percurso foi de Jijoca de Jericoacoara até Ubajara (CE), totalizando 265 quilômetros. Na quarta-feira (26), data em Daniel desapareceu, o trecho percorrido foi entre Ubajara e Luis Correia (PI), de 290 quilômetros.

No último ranking divulgado na última quarta-feira (25), pela organização da prova, Daniel, que corre pela categoria Intermediária, ocupava a 14ª posição. Além dele, o piloto João Galvão, também de Nova Venécia, participa do Rally, e terminou o terceiro dia de prova em 6º, na categoria Over 50. Ambos representam a equipe Elefante Traill Clube.

Última etapa do Rally Cerapió 2022 é cancelada

A organização do Rally Cerapió 2022 decidiu cancelar a última etapa do evento, prevista para esta sexta-feira (28/1), que seria realizada entre Parnaíba (PI) e Barreirinhas (MA). Até o momento, o piloto de moto Daniel Santos, de 36 anos, da cidade de Nova Venécia (ES), que participava da competição, segue desaparecido desde quarta-feira (26/1), quando não retornou da trilha.

Sendo assim, a organização tem deslocado todas as equipes de resgate, desde às 23h de ontem (26), para os locais das buscas na região de Viçosa, Buira, Juá dos Vieiras, Padre Vieira, Cocal, Brejinho, entre os estados do Ceará e Piauí, locais por onde o evento passou. Com isso, não há clima entre os competidores, organização, nem condições físicas do time de resgate para dar sequência ao evento.

Mais informações sobre a decisão da competição serão definidas em breve e divulgadas em um novo comunicado.

Para a modalidade motos, o Rally Cerapió é uma competição de enduro de regularidade, na qual o piloto realiza um trajeto de um ponto a outro, em um percurso previamente levantado pela organização e informado ao competidor através de uma planilha. Geralmente, esse tipo de prova tem duração entre seis e dez horas. Ao terminar a etapa, o participante entrega seu GPS para a apuração. É através desse sistema que é verificado o percurso feito pelo piloto e definido o vencedor de acordo com a regularidade estabelecida pela planilha. Como há situações de quebra de equipamento, quedas, entre outras ocorrências, é comum os competidores aguardarem os processos de resgate e demorarem para voltar para o local da chegada.

Toda a caravana do Rally Cerapió continua totalmente dedicada em encontrar Daniel Santos. A procura pelo piloto seguiu durante esta quinta-feira (27) o dia todo, por diversas vezes através das trilhas oficiais da competição e também em áreas fora da prova. A operação conta com o apoio da Secretaria de Segurança do Estado do Ceará, que enviou bombeiros, policiais militares e civis, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e canil para auxiliar nas buscas, além das comunidades locais envolvidas que se solidarizaram com a situação. A organização presta atendimento em tempo integral à família do piloto que está no evento.

Atualização

De acordo com informações, o piloto Daniel Santos, de 36 anos, foi encontrado morto.

Em instantes mais informações

Piloto capixaba, de Nova Venécia, desaparece durante rally no Nordeste

 

Leia também

Barra de São Francisco fica em segundo nos Jogos Escolares do Espírito Santo em Guarapari

A seleção de futsal juvenil feminina representando o município de Barra de São Francisco nos Jogos Escolares do...

Papa: oração e ajuda concreta aos irmãos que sofrem

  Na manhã desta quinta-feira (23) o Papa Francisco recebeu os participantes da Assembleia Plenária da Reunião das Obras...

Guerra na Ucrânia precisa terminar até o inverno, diz Zelenskiy

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse aos líderes do grupo das sete principais democracias industriais (G7) que queria...

Por que estamos cada vez mais deprimidos?

Ultimamente, há uma doença que está ganhando terreno e não parece disposta a nos dar trégua: a depressão....

MORTALIDADE INFANTIL: DF tem menor taxa no País; mas problema persiste

O Distrito Federal registrou 8,5 mortes de crianças por mil nascidos vivos em 2019. Apesar de ser a...

Maior bactéria do mundo é descoberta em manguezal no Caribe

SÃO CARLOS, SP (FOLHAPRESS) - Não há nada mais natural do que chamar as bactérias de "micróbios", ou...