Diferença entre convencer e persuadir • SiteBarra

Diferença entre convencer e persuadir

Qual a diferença entre convencer e persuadir? Hoje vamos falar sobre o poder do convencimento e da persuasão na nossa comunicação.

Convencer mexe com a razão. Persuadir e influenciar mexe com a emoção das pessoas.

São habilidades de comunicação muito buscadas hoje em dia em todas áreas. Os líderes, os políticos e a publicidade usam muita persuasão e influência. E é muito importante lembrar de ser sincero, honesto e transparente. 

Quando você não tem esses pressupostos você tem manipulação, que é você agir deliberadamente para  tirar vantagens de outra pessoa ou coagir o outro a fazer o que você quer.

Tem um livro muito interessante do Álvaro Fernando que é Comunicação e Persuasão: o poder do diálogo. Ele afirma que há quatro capacidades básicas para persuadir: compartilhar nossas histórias e experiências, estar presente, saber brincar e mochila de opiniões, ou seja nossas opiniões não somos nós e podemos tirar e recarregar novas opiniões. 

Convencer tem a ver com dados, informações. Capriche nos seus argumentos. 

Persuadir e influenciar tem a ver com a emoção. Então olhe no olho da pessoa, esteja presente, conte histórias. Uma das melhores formas de você persuadir alguém é você contar suas próprias histórias para que o outro se identifique com você. 

O ideal é você, em uma palestra, discurso, reunião, saber dosar esses elementos. Não fique só no emocional, porque pode parecer manipulação e não fique só nos dados porque acaba ficando chato. 

EMISSORAS DE RÁDIO: Comunicador, disponibilizamos o áudio deste podcast para download. Utilize e diversifique sua programação!    

Quer saber mais? Aperte o play e escute o podcast Comunicação Positiva!

Imagem: Brasil 61Imagem: Brasil 61