Diálogos Nacionais chega ao último dia

Com o objetivo de preparar o Brasil para o encontro da Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, que ocorrerá em setembro, está sendo promovida uma série de Diálogos Nacionais sobre Segurança Alimentar. Por meio de videoconferências, estão ocorrendo discussões sobre os sistemas alimentares domésticos, definindo propostas a serem submetidas à Organização das Nações Unidas (ONU).

Para o terceiro dia de videoconferência, que ocorrerá nesta sexta-feira (14), das 9h às 13h, será abordado o tema Construção de Resiliência contra Vulnerabilidades, Choques e Tensões. O foco será a manutenção da funcionalidade contínua de sistemas alimentares, especialmente em áreas que possuem tendências a conflitos ou desastres naturais, relatando a importância de ações para aumentar a resiliência econômica e social.

No primeiro dia, promovido na segunda-feira (10), o encontro abordou a garantia do acesso à alimentação saudável, segura e sustentável, além da promoção do sustento e a distribuição de valor equitativo. Foram debatidos mecanismos para a redução da insegurança alimentar grave, a garantia de acesso a alimentos saudáveis e nutritivos e saúde alimentar dando ênfase à eliminação da pobreza por meio de trabalho digno para todos.

Já no segundo dia, na quarta-feira (12), os temas abordados foram padrões de consumo saudáveis e sustentáveis e produção em escala de alimentos positivos para a natureza, dando destaque à melhora da nutrição e redução de desperdício de alimentos, bem como a criação de padrões de consumo e hábitos alimentares e a influência e possíveis consequências no mercado de alimentos.

Assista ao terceiro dia na página do YouTube do Ministério das Relações Exteriores

 


Leia mais

Leia também