Dia Nacional de Combate à Dengue: ano marca desenvolvimento de importantes ações no Estado

Compartilhe

O penúltimo sábado de novembro marca uma importante data voltada ao enfrentamento ao Aedes aegypti. Instituído pela Lei Nº 12.235, neste sábado (18), acontece o Dia Nacional de Combate à Dengue. Ao longo deste ano, a Secretaria da Saúde (Sesa) tem promovido e realizado iniciativas importantes no combate ao mosquito, e que foram intensificadas devido ao cenário epidemiológico da dengue no Espírito Santo.

“Vivenciamos, no primeiro semestre, uma epidemia de dengue, com o aumento de casos notificados não só desta doença, mas de chikungunya e Zika também. Nesse período, mobilizamos a criação de um Centro de Operações de Emergência (COE) para o enfrentamento às arboviroses, com ações articuladas em todo o Sistema Único de Saúde (SUS). Os aprendizados e as ações bem-sucedidas ficaram como legado e continuamos a desenvolver novas propostas, como a instituição de uma Sala de Situação, voltada exclusivamente às arboviroses, a entrega de equipamentos aos municípios para o combate a vetores e o desenvolvimento cientifico de pesquisas”, destacou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.

O COE foi um mecanismo de gestão coordenada e formado por profissionais de diferentes áreas, a fim de trazer um olhar multidisciplinar ao enfrentamento às arboviroses durante o primeiro semestre de 2023. Com a redução de casos, a expertise aprimorada com o Centro de Operações de Emergência propiciou a criação de uma Sala de Situação das Arboviroses, que tem por objetivo intensificar a consolidação e a divulgação de informações para a tomada de decisão, visando ao fortalecimento das atividades de vigilância e o controle das arboviroses, além de coordenar as ações de prevenção e a organização da rede assistencial para garantir a resposta adequada e oportuna à ocorrência das doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Além disso, o Estado realizou a distribuição de 288 equipamentos para o reforço do combate e controle de vetores nos 78 municípios capixabas. A entrega também visa a auxiliar na implementação, por parte da Sesa, da Estratégia Estadual de Controle do Culex quinquefasciatus, conhecido como pernilongo comum.

Outra importante ação está na capacitação contínua dos profissionais de saúde e das equipes nas superintendências regionais de saúde e nos municípios, especialmente para fomentar a realização do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), do monitoramento por ovitrampas e do apoio de maneira complementar, avaliando/monitorando os dados diariamente. Além disso, com os municípios, o Estado auxilia na atualização dos planos de contingência e no estímulo da realização de mutirões de limpeza.

O subsecretário Orlei Cardoso pondera, entretanto, que o enfrentamento à dengue e às demais arboviroses deve acontecer com o apoio de toda sociedade. “Esse enfrentamento está também na conscientização da população quanto às ações de cuidados diários de limpeza. E esse trabalho se torna ainda mais importante, uma vez que 80% dos focos encontram-se nas residências”, disse.

A Sesa orienta a população capixaba a realização de um checklist semanal em casa para a limpeza de possíveis locais de reprodução do mosquito. O checklist pode ser acessado neste link.

Inovação e pesquisa ajudam no enfrentamento à dengue

O desenvolvimento da pesquisa científica em prol do enfrentamento ao Aedes aegypti proporcionou a implementação de uma nova ferramenta de monitoramento e controle do mosquito em todo Estado.

Elaborada por profissionais do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental (NEVA), da Secretaria da Saúde, com a Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Superintendência Regional Central de Saúde, a pesquisa mostra o desenvolvimento de um projeto-piloto realizado neste ano de 2023, a partir da utilização de um Sistema de Informação, o Quantum GIS (QGIS), que auxilia no processamento de dados geoespaciais.

“Os resultados que alcançamos, por meio do monitoramento contínuo da infestação do Aedes aegypti usando o QGIS, permitiram realizar análises espaciais e possibilitar a gestão de uma melhor aplicação dos recursos, além de uma avaliação da qualidade de execução do LIRAa, que é uma importante ferramenta que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito e os tipos de recipientes predominantes, se é caixa d’agua, lixo, etc”, explicou a bióloga Luana Morati, uma das responsáveis pela pesquisa e que atua na Vigilância Ambiental da Sesa.

De acordo com a profissional, após a experiência exitosa na Região Central de Saúde, a Sesa passou a utilizar a nova metodologia em todo o Estado. “Esse processo e a utilização do software permitem com que possamos visualizar mapas georreferenciados, com capacidade de sobrepor dados epidemiológicos, além de climáticos e socioeconômicos às informações de infestação do mosquito e de tipos de depósitos predominantes. Assim, possibilita uma compreensão mais profunda das condições que favorecem a proliferação de Aedes aegypti e ajuda na identificação de grupos populacionais mais vulneráveis”, complementou Luana Morati.

Além da pesquisa, a Secretaria da Saúde, por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), lançou este ano o jogo educativo chamado “Caça Dengue”. Importante aliado na luta contra a dengue, o game objetiva informar e conscientizar os jogadores sobre os perigos da doença e de como se prevenir, combatendo o mosquito transmissor.

A narrativa do jogo introduz os conceitos básicos da doença, seus sintomas e a importância de eliminar os focos do mosquito. Além disso, ele fornece as ferramentas necessárias para o jogador tornar suas comunidades mais seguras. O jogo está disponível para download na versão desktop no site www.jogoseducativos.saude.es.gov.br, e também já está disponível para celular Android, na Play Store.

 

 

Leia também

SGB assina acordo de cooperação técnica com a França

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, e o diretor-geral de Assuntos Internacionais do Serviço Geológico...

Iniciada reforma do estádio de Barra de São Francisco para jogos do Real Noroeste pelo Capixabão 2024

Teve início na desta terça feira (28), a reforma do Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza, com previsão...

Casos de SRAG caíram nas últimas 6 semanas

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em nível nacional caíram nas últimas seis semanas e mantiveram-se estáveis...

Estados e municípios têm até 11 de dezembro para solicitar recursos da Política Nacional Aldir Blanc

Estados, municípios e o Distrito Federal têm até o dia 11 de dezembro para inserir na plataforma transferegov...

Preço da soja caiu nesta terça-feira (28)

A saca de 60 quilos de soja está cotada, nesta terça-feira (28), a R$ 136,86. O produto registra...

ES: após onda de calor, fim de semana deve ser nublado, com chuva e temperaturas amenas

A onda de calor que marcou os últimos dias dos capixabas não deve dar as caras neste fim...

União Europeia anuncia 2 bi de euros para usina de hidrogênio verde no Brasil

A União Europeia (UE) vai apoiar financeiramente a construção de uma usina para produção de hidrogênio verde e amônia no...