Dia Nacional da Libras é celebrado nesta sexta-feira (24)

Dia nacional da Libras é celebrado nesta sexta-feira (24)

– Foto:
José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (24), celebra-se o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), meio de comunicação utilizado pelas comunidades surdas no País. De acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 9,7 milhões de pessoas no Brasil apresentam algum grau de deficiência auditiva.

Formado por gestos, sinais e expressões, o sistema possui natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria. No Brasil, a data comemorativa foi instituída, principalmente, como uma maneira de destacar as dificuldades em acessibilidade enfrentadas por esses cidadãos, que encontram obstáculos desde a socialização até o mercado de trabalho.

O Governo Federal vem realizando diversas ações para viabilizar condições de acesso para a comunidade surda. A comunidade ganhou mais representatividade com a criação da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue para surdos no Ministério da Educação (MEC), voltada para a promoção de políticas públicas de educação bilíngue: Libras e Português. A comunicação do Governo Federal e os pronunciamentos do presidente Bolsonaro agora têm acessibilidade em Libras.

O projeto LibrasGOV – Sinalizando em Língua Brasileira de Sinais os espaços, contextos e expressões governamentais é uma iniciativa do Governo Federal, lançada em 2019, que tem a proposta de registrar os sinais utilizados na política, a fim de possibilitar que todas as pessoas do País usem os mesmos símbolos.

Reuniões contínuas são realizadas com entidades representativas da comunidade surda e dos profissionais intérpretes de Libras para a construção de projetos em consonância com as suas necessidades. No MEC, foi criada uma comissão que se reuniu pra discutir e elaborar, com a presença e a participação de especialistas, um currículo de Libras, como primeira língua, e de Português, como segunda língua. O ministério lançou o Programa de Formação Continuada de professores com foco na Educação Bilíngue para surdos, em parceria com sete universidades. 

O projeto Sinais, do Ministério da Cidadania, promove atividades esportivas e culturais para surdos. O Ministério também realizou fórum sobre o Direito dos Surdos e Seminário de Tecnologia Assistiva voltada para a pessoas com deficiência auditiva. A meta do projeto é atender ao menos cem pessoas surdas, por núcleo da Estação Cidadania, a partir de seis anos de idade.

O Projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cidadania, por meio das secretarias Especiais do Desenvolvimento Social e do Esporte, Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e Ministério da Educação. A iniciativa conta ainda com o apoio do Pátria Voluntária, programa coordenado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Leia mais

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sul do país tem tempo predominantemente aberto, nesta terça-feira (11)

O tempo aberto predomina na região Sul do país, nesta terça-feira (11), no Paraná e em Santa Catarina. Nesses estados, o calor segue acima...

Dengue: Estados voltam a registrar circulação significativa do sorotipo 1

O Distrito Federal e o estado de Goiás voltaram a registrar circulação expressiva do sorotipo 1 da dengue. No DF, este ano, 92,3% das...

Leia também

Cantora faz show e reúne multidão em meio à pandemia de covid-19

Milhares de fãs se reuniram para o show...

Corpo de um homem é encontrado no interior de Ecoporanga

Na manhã desta segunda-feira, 19 de outubro, um corpo de um homem foi encontrado por um morador no distrito de Joassuba, interior de Ecoporanga,...

Jovem de 21 anos morre em Ecoporanga com suspeita de apendicite

Na tarde do último sábado, 17 de outubro de 2020, uma triste notícia deixou a cidade de Ecoporanga abalada, a jovem Daniely Rodrigues Leão,...