Dia Nacional da Imunização lembra a importância de manter a vacinação em dia

Compartilhe

O Dia Nacional da Imunização acontece nesta quinta-feira (09) e a data serve para lembrar aos cidadãos sobre a importância de manter o esquema vacinal completo, além de incentivar a adesão às campanhas de vacinação pelo País. No Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa) disponibiliza no site Vacina e Confia a opção de agendamento de vacinas. Nesta semana, a plataforma foi atualizada com informações sobre as campanhas de sarampo e influenza.

O site Vacina e Confia também mostra que o Estado tem 92% da população vacinada com uma dose (D1) ou dose única (DU) contra a Covid-19 e 82% já estão totalmente vacinados. Como meta, a Sesa estabeleceu a imunização de 1.060.776 pessoas, sendo que somente 65% do público-alvo foi alcançado até esta quinta-feira (09), isto é, cerca de 620 mil pessoas.

Já a campanha do Sarampo teve estabelecida inicialmente a cobertura de 328 mil doses para o público de crianças de até 4 anos e trabalhadores da saúde. Até a data desta publicação, foram aplicadas somente 34% das vacinas disponíveis. Há a baixa procura por vacinas.

A data

Referência em vacinação com o Programa Nacional de Imunização (PNI), o Brasil é reconhecido mundialmente quando o assunto é distribuição de imunizantes. Historicamente, desde a metade do século 19, mesmo sofrendo resistência, foi possível instalar a vacina como política pública de saúde acessível a todos. O PNI é uma garantia segura de termos um calendário vacinal completo no combate às doenças imunopreveníveis. Conheça a lista de vacinas disponíveis pelo PNI aqui.

“O PNI se mostra como sistema de alta capacidade para preservar e salvar vidas. O programa de imunização, por exemplo, protege contra mais de 30 doenças. Historicamente, foi responsável pela erradicação da varíola e da poliomielite. No período de pandemia, foi possível disponibilizar, aproximadamente, 700 salas de vacinação no Estado, o que comprova o fácil acesso para todos os capixabas. Estamos observando no momento a baixa adesão às vacinas de rotina e campanhas. Portanto, reforçamos o pedido: vacinem-se!”, ressaltou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde da Sesa, Luiz Carlos Reblin.

Ações

Nesta semana, a Secretaria da Saúde deu início à vacinação da segunda dose de reforço para a população de 50 a 59 anos e para trabalhadores da saúde;

No dia 30 de maio, a Sesa realizou o Dia D de vacinação no Estado. Foram aplicadas mais de 30 mil doses em um único dia. A campanha marcou a 24ª edição nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo.

Pelo site coronavírus.es.gov.br, é possível acessar o painel de aplicação de doses e obter informações. E para agendamento de vacinas, basta acessar o site Vacina e Confia, no endereço: https://vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao/

Leia também

Boa Esperança lança portal de apoio ao estudante

  A partir de agora, a rede municipal de ensino de Boa Esperança conta com uma nova ferramenta de...

Inverno: como fica o tempo no ES na estação mais fria do ano?

  O frio chegou antes da hora ao Espírito Santo e, há algumas semanas, os capixabas já sentem um...

Léo Santana é a 1ª atração confirmada na volta do Vital, em Vitória

O cantor baiano Léo Santana está entre as atrações confirmadas na volta do Vital, tradicional micareta capixaba que...

Brasil: Jiboia de estimação desaparece de apartamento

Uma cobra jiboia de estimação sumiu de um apartamento no bairro de Perdizes, zona oeste de São Paulo....

Preso homem que espancou e tentou matar esposa na frente da filha em Nova Venécia

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Nova Venécia, no Norte...

Clube Recreativo da Associação de Cabos e Soldados e Bombeiro Militar será inaugurado neste sábado (25) em Nova Venécia

O presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Espirito...

Defesa Civil Nacional repassa R$ 96,4 mil para Alegre, no Espírito Santo

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou o repasse de R$ 96,4 mil...