Dia Mundial do AVC: especialista reforça importância da atividade física para reduzir risco da doença

Um acidente vascular cerebral (AVC) pode acontecer com qualquer um, a qualquer hora e em qualquer lugar. A World Stroke Organization – WSO (Organização Mundial do AVC) afirma que, ao longo da vida, uma em cada quatro pessoas será acometida pela doença, mas, com as atitudes corretas, 90% dos casos podem ser evitados. Pensando nisso, neste ano, a campanha do Dia Mundial do AVC, lembrado em 29 de outubro, aborda o tema “Exercício para redução do risco” como forma de prevenir a doença.

Segundo o médico neurologista e coordenador da Unidade de AVC do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), José Antônio Fiorot Junior, fatores de risco como hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo, obesidade e doenças cardíacas podem ser minimizados com a prática de atividades físicas. “O foco da campanha é a prevenção primária, fazer com que as pessoas saiam da inércia o mais rápido possível”, disse.

A prática regular de exercícios físicos traz muitos benefícios para a saúde e contribui para a redução de riscos de AVC. Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), restrições foram impostas na tentativa de evitar a proliferação do vírus, entre elas o fechamento de academias e a proibição de qualquer tipo de aglomeração, inclusive para a prática de atividade física em locais públicos. 

“Diante desse cenário, a WSO percebeu que as pessoas ficaram mais sedentárias. Com o afrouxamento das medidas de isolamento e obedecendo a etiqueta respiratória, a ideia é mudar isso”, pontuou Fiorot.

Para conscientizar sobre a importância da prevenção com a prática de exercícios físicos e também para alertar sobre o risco de AVC, a WSO, através da iniciativa #ConexãoAVC, traz uma programação totalmente virtual durante esta semana. Basta acessar o site www.conexaoavc.com.br e participar.

Risco grave nos mais jovens

Apesar de mais comum em idosos, pessoas com menos de 60 anos também podem ser surpreendidas pela doença. Fiorot explica que esses casos representam 20% dos AVCs, e as causas normalmente são genéticas, com doenças que aumentam as chances de formar trombos no corpo; traumas no pescoço que causam dissecção da artéria – ruptura do revestimento interno da artéria vertebral; ou quando a pessoa tem uma doença no coração e precisa colocar prótese antes dos 60 anos de idade.

“O AVC pode acontecer com qualquer um e a qualquer momento. Porém, os mecanismos acarretados nas idades são diferentes. Geralmente, o AVC pode ser mais grave no jovem – aquele com menos de 55 anos – porque não tem circulação colateral, ou seja, não há outra saída para o sangue circular. Quando idoso, o cérebro vai abrindo outros caminhos que conseguem irrigar, mas no jovem não. Caso haja entupimento de uma artéria de grande calibre, como no pescoço ou na artéria cerebral média, o AVC causará mais sequelas”, esclareceu Fiorot.

Números

Em 2019, a Secretaria da Saúde (Sesa) registrou 3.487 internações e procedimentos decorrentes de AVC; até agosto de 2020, são 2.508. Em relação a óbitos ocasionados por doença cerebrovascular, foram 575 até agosto de 2019 e 324 até agosto deste ano.

Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é a responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), localizado no Centro de Vitória.

Leia mais

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do País tem previsão de tempo com chuva, nesta quinta-feira (19)

Com o avanço de uma frente fria, a chuva persiste nos quatro estados da região Sudeste, nesta quinta-feira (19), com destaque para a Zona...

Caminhão carregado com bancadas de granito é furtado de empresa em Nova Venécia

Um caminhão foi furtado na madrugada desta terça-feira...

BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 10/07/2020

O governador do Estado, Renato Casagrande, liderou, nesta sexta-feira (10), mais uma reunião da Sala de...

Nova Venécia confirma 18º caso de coronavírus

O boletim epidemiológico da prefeitura de Nova Venécia...

Leia também

Seis carros se envolvem em engavetamento na Dante Michelini, em Vitória

Apenas um dos motoristas teve pequenos ferimentos no rosto. Uma mulher grávida estava em um dos carros, mas não teve lesões. Por Any Cometti e...

Papai Noel dos Correios: a menos de um mês para o Natal, só metade das cartinhas foram adotadas no Espírito Santo; veja como fazer

O prazo final para entrega de presentes e adoção de cartas é até a próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro. Campanha 'Papai Noel dos Correios'...

Jovem é detido pela PM com arma de fogo e munições em Nova Venécia

Na tarde desta sexta-feira (27/11/2020), em Nova Venécia, policiais militares do 2º Batalhão detiveram um jovem de 18 anos. Com ele foi apreendido um...

Mulher que foi presa por atropelar e matar o marido em Linhares é solta com liberdade provisória

Juiz ponderou que a acusada tem dois filhos menores de idade e um ainda precisa ser amamentado. Mesmo sem estar no presídio, ela está...