Dia da Família na Escola será realizado todos os anos na rede municipal de ensino

Compartilhe

O enorme sucesso do “Dia da Família na Escola”, criado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para promover maior integração e interação entre as famílias dos estudantes da rede municipal de ensino e os profissionais que trabalham nas escolas, levou a secretária municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, com a anuência do prefeito Enivaldo dos Anjos a tornar ‘permanente’ o evento.

“Nos estamos tendo aulas aos sábados nas escolas para cobrir o atraso nos 200 dias letivos, provocados pela pandemia da covid-19 neste início de ano e, no último sábado, decidimos que não haveria aulas, mas sim um grande evento de interação e convívio dos familiares dos alunos com os profissionais das escolas, juntamente com seus filhos”, explica a secretária.

Delma disse que o sucesso foi muito grande e abrangeu todas as 31 escolas da rede municipal, fazendo que o sábado fosse de intenso convívio dos pais com seus filhos e com os educadores e outros profissionais da Semed.

“Quanto mais a família se aproxima da escola, mais a criança tem resultados na aprendizagem. Estamos saindo de um período muito difícil para as crianças, que sofreram com a ausência da escola nos últimos dois anos. Esse distanciamento não só provocou perdas no aprendizado, mas afetou a saúde mental de praticamente todos os alunos, que voltaram com a autoestima em baixa”, relata ela.

“Como o mês de maio é o mês das mães e das famílias, a criação desse evento, que agora acontecerá todos os anos no mês de maio, ajudou muito na socialização de pais e alunos que brincaram juntos com os professores nas escolas, deixando uma sensação de pertencimento às famílias que vai contribuir para que os alunos possam recuperar parte do tempo perdido”, analisa.

Até o governador participou

O governador Renato Casagrande acabou se tornando a principal atração do “Dia da Família na Escola”, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Amaro da Silva, no Campo Novo.

É que o governador, ao chegar ao estádio municipal Joaquim Alves de Souza, para decolar de helicóptero em direção a São Mateus, foi surpreendido com um farto café da manhã no pátio da escola, que fica exatamente ao lado do campo.

O governador, acompanhado da senadora Rose de Freitas, aproveitou para tomar café com os profissionais e estudantes, visitou as dependências da escola e ainda fez discurso onde parabenizou os educadores, pais e alunos, além do prefeito Enivaldo dos Anjos, pelo evento. Ao sair pediu a bênção de Deus para todos.

O Dia da Família na Escola foi comemorado em todas as escolas municipais com eventos lúdicos, ações de saúde, como medição de pressão, vacinação, medição de glicose, entre outros.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Elcimar, a ação da Semed em parceria com a Saúde buscou promover maior integração dos pais e mães de aluno com o ambiente escolar, buscando reforçar os laços entre família e escola.

A ação faz parte da estratégia da Semed para reforçar o aprendizado dos alunos neste ano em que as aulas presenciais retornaram 100%. De acordo com a secretária Delma Ker, houve uma perda muito grande no aprendizado durante os dois anos em que a pandemia da Covid-19 não permitiu as aulas presenciais e agora são necessárias muitas ações com apoio das famílias para que as crianças e adolescentes recuperem o tempo perdido.

“A educação de uma criança é construída em conjunto pela família e escola e por isso buscamos caminhar de mãos dadas com o mesmo objetivo para que seja possível tornar o processo educativo mais sólido e com resultados mais positivos, abrangentes e que valorizem a vida o outro e a convivência harmoniosa”, destacou a diretora da EMEF Vicente Amaro.

“E para tornar o dia ainda mais surpreendente recebemos a visita do governador José Renato Casagrande e senadora Rose de Freitas, que acenderam brilho em nossos olhares, esperanças e sonhos em nossos corações”, agradeceu a diretora.

A EMEF João Bastos, por sua vez, agradeceu a presença do secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, subsecretário Rubens Felipe Dellazari Mendonça pela presença, atenção e apoio no dia de hoje, e a Maria Leuzina Aguiar representante da Secretaria Municipal de Educação.

Na EMEF Elizabeth Trzoseki da Silva, em Paulista, também foi comemorado o Dia da Família na Escola com muita alegria, realização de várias atividades, e forte participação da comunidade.

Durante o evento, os alunos fizeram diversas apresentações culturais, e sorteios de brindes para as famílias. O encontro contou com o diálogo sobre a importância da família realizado pelo senhor Jailson representante dos Pais.

A diretora Angélica Poubel, explanou sobre a importância da comemoração: “Essa ação para a família é preparada com muita dedicação pela Equipe Escolar em conjunto com os alunos, todos colaboram”.

O evento contou com a presença da Técnica da Semed Ana Lucia Colombeki, e também do vereador Lemão Vitorino, presidente da Câmara Municipal.

Leia também

Jaguaré realiza campanha “Faça Bonito”, contra abuso e exploração de crianças e adolescentes

  A prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Segurança Pública, realizou nesta...

Veículo desgovernado bate em poste nas proximidades da Vila Luciene, em Barra de São Francisco

O condutor deste veículo perdeu controle de direção do mesmo e acabou rodando na pista e bateu em...

Brasil fecha Surdolimpíadas com o maior número de medalhas da história

O Brasil encerrou a participação nas Surdolimpíadas de Verão (Summer Deaflympics), no último domingo (15/05), em Caxias do...

Enivaldo visita área de festas, que está sendo preparada para shows de Zé Felipe e Frank Aguiar

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, esteve na tarde desta sexta-feira (20), vistoriando a...

Presidente Bolsonaro se encontra com empresário Elon Musk em São Paulo

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou hoje (20) com o empresário Elon Musk, dono da Tesla...

Em três anos, Governo Federal entregou 4,2 mil obras de infraestrutura esportiva

O Governo Federal atingiu neste mês a marca de 4,2 mil obras de infraestrutura esportiva concluídas, de norte...