Dia D: mutirão para vacinar população com mais de 18 anos no Espírito Santo

Compartilhe

O Espírito Santo terá, no próximo sábado (21), um “Dia D” de vacinação para imunizar a população acima de 18 anos. O mutirão será realizado em todos os 78 municípios capixabas.

A informação foi dada em coletiva de imprensa pelo secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, nesta segunda-feira (16). A expectativa é que toda a população adulta do estado seja vacinada, com pelo menos uma dose, até a segunda quinzena de setembro.

A decisão foi tomada depois que o Ministério da Saúde confirmou o envio de mais doses de imunizantes para o estado nesta segunda quinzena de agosto. De acordo com o secretário, a previsão é que o Espírito Santo receba 1,1 milhão de doses durante todo o mês de agosto.

“Não serão alcançadas as expectativas dadas a população do nosso estado com base nos números divulgados anteriormente, pelo próprio Ministério da Saúde, que apontavam a possibilidade de 70 milhões de doses neste mês para o país. No entanto, a quantidade deverá ser compensada no mês de setembro em que iremos alcançar, na primeira quinzena, a completude do esquema vacinal de toda a população adulta e iniciar a vacinação dos grupos subsequentes”, apontou.

Cada município deverá organizar a logística da ação, com ampliação dos pontos de aplicação. Serão necessários mais 200 vacinadores e 600 colaboradores para atuar nos postos. O número de pessoas que serão vacinadas será divulgado até quinta-feira (19).

“A Sesa irá constituir uma brigada de trabalhadores que vão se incorporar junto aos municípios e ter pontos de vacinação próprios”, explicou.

O secretário alertou, ainda, para o risco de não tomar a segunda dose da vacina. Até o momento, 147 mil capixabas não retornaram para completar o esquema vacinal.

“96,68% dos óbitos que ocorreram por Covid-19 no Espírito Santo aconteceram em pessoas que não estavam imunizadas por completo. Durante a terceira onda da doença, março, abril e maio, 221 pessoas faleceram e não tiveram a oportunidade de completar o sistema vacinal em 28 dias”, pontuou.

Leia também

Apostas de Aracruz , Barra de São Francisco, Colatina, Nova Venécia e Vila Velha ganham R$ 42 mil na Mega

Ninguém acertou as seis dezenas no concurso 2.497 da Mega Sena, sorteadas no sábado (2) à noite em...

Operação em Pinheiros apreende adolescente com drogas e homem portando arma de fogo

A Delegacia de Polícia (DP) de Pinheiros, em operação com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), prendeu...

Julho Amarelo: conscientização para combater hepatites virais

O mês de julho é destinado ao alerta à população sobre as hepatites virais, doenças associadas à cirrose hepática e ao...

Bandidos furtam 200 Kg de pimenta-do-reino em Nova Venécia

Uma propriedade teve 200 quilos de pimenta-do-reino furtados durante a tarde desta quarta-feira (29), no interior de Nova...

Campeonato Perna de Pau 2022 começa no 11 de julho e terá até 16 equipes

A 22ª Edição do Campeonato Perna de Pau de Futsal Masculino deve começar no dia 11 de julho,...

Preço da energia, vacina da gripe, economia verde, micro e pequenas empresas e sistema financeiro

No episódio desta semana (01), o podcast Giro Brasil 61 traz um dado que pesa no bolso do...

Déficit na balança comercial de produtos químicos atingiu US$ 23,5 bilhões em cinco meses, diz Abiquim

Dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) revelam que o déficit na balança comercial de produtos...