O Espírito Santo terá, no próximo sábado (21), um “Dia D” de vacinação para imunizar a população acima de 18 anos. O mutirão será realizado em todos os 78 municípios capixabas.
A informação foi dada em coletiva de imprensa pelo secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, nesta segunda-feira (16). A expectativa é que toda a população adulta do estado seja vacinada, com pelo menos uma dose, até a segunda quinzena de setembro.
A decisão foi tomada depois que o Ministério da Saúde confirmou o envio de mais doses de imunizantes para o estado nesta segunda quinzena de agosto. De acordo com o secretário, a previsão é que o Espírito Santo receba 1,1 milhão de doses durante todo o mês de agosto.
“Não serão alcançadas as expectativas dadas a população do nosso estado com base nos números divulgados anteriormente, pelo próprio Ministério da Saúde, que apontavam a possibilidade de 70 milhões de doses neste mês para o país. No entanto, a quantidade deverá ser compensada no mês de setembro em que iremos alcançar, na primeira quinzena, a completude do esquema vacinal de toda a população adulta e iniciar a vacinação dos grupos subsequentes”, apontou.
Cada município deverá organizar a logística da ação, com ampliação dos pontos de aplicação. Serão necessários mais 200 vacinadores e 600 colaboradores para atuar nos postos. O número de pessoas que serão vacinadas será divulgado até quinta-feira (19).
“A Sesa irá constituir uma brigada de trabalhadores que vão se incorporar junto aos municípios e ter pontos de vacinação próprios”, explicou.
O secretário alertou, ainda, para o risco de não tomar a segunda dose da vacina. Até o momento, 147 mil capixabas não retornaram para completar o esquema vacinal.
“96,68% dos óbitos que ocorreram por Covid-19 no Espírito Santo aconteceram em pessoas que não estavam imunizadas por completo. Durante a terceira onda da doença, março, abril e maio, 221 pessoas faleceram e não tiveram a oportunidade de completar o sistema vacinal em 28 dias”, pontuou.